Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,09 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Abordagem temática na EJA: sentidos atribuídos pelos educandos a sua educação científica
Autor:  
  Leonardo Augusto Gonçalves Ferreira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  CEFET/MG/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  250
Resumo  
  Motivados pelo desafio de se desenvolver uma prática educativa específica para o contexto da EJA1, implementamos uma prática denominada Seminários Interativos, que é desenvolvida em grupos de estudantes apoiados em temáticas de interesse coletivo. Nessa perspectiva a presente investigação busca respostas aos sentidos que os educandos jovens e adultos atribuem a essa prática educativa e o significado dessa prática para a educação científica desses estudantes. A resposta a essa questão foi ancorada em contribuições teóricas acerca da Educação Científica e do movimento CTS2 em que delimitamos os conceitos em função do público da EJA e da prática educativa no ensino de Ciências e Biologia. Em Paulo Freire buscamos o diálogo permanente com nossa experiência educativa e refletimos sobre as condições e o contexto de vida desse educando jovem e adulto bem como o sentido atribuído por esse educando à prática educativa. Apoiamos na Teoria da Atividade e analisamos as trajetórias de grupos de educandos envolvidos com a abordagem temática proposta nos Seminários Interativos. Em nossa investigação, os procedimentos de coleta de dados envolveram: a elaboração de um diário de bordo, a aplicação de fichas de afirmações e o desenvolvimento de três grupos focais. Os resultados dessa investigação apontam para a validação da prática educativa pelos estudantes, no entanto, para além das possibilidades apontadas, identificamos limites que podem se configurar durante o processo, esses normalmente se fazem na relação interpessoal, na organização e no uso dos tempos e na proposição da temática. As contribuições da experiência com a prática surgem a partir da superação de desafios que envolvem a convivência entre colegas, o desenvolvimento da autonomia, oralidade, com o aprendizado de conceitos científicos e a possibilidade de compartilhar socialmente o que foi aprendido a partir do diálogo entre o ensino de Ciências e Biologia e o contexto de vida em que estão inseridos os educandos.
     
    Baixar arquivo