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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
743.36
KB
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Título: |
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Ensino profissional e educação básica: estudo de caso da implantação de um curso técnico na modalidade de jovens e adultos (PROEJA) |
Autor: |
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Andressa Aita Ivo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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464 |
Resumo |
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Este estudo tem como objetivo identificar os desafios na implantação e implementação do
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) no contexto de desenvolvimento desta
modalidade de ensino no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). A dissertação
apresenta um breve panorama das políticas educacionais e das reformas pelas quais o
Estado vem passando e dos novos paradigmas de gestão baseados no discurso neoliberal
que penetram no campo educacional. Apresenta o PROEJA como um programa de
Educação de Jovens e Adultos que busca se diferenciar por meio de uma proposta
educacional de currículo integrado que valorize os saberes culturais; sociais e profissionais
trazidos pelos alunos. O texto analisa as políticas curriculares do PROEJA com base em
alguns conceitos e teorizações de Stephen Ball; referentes a mercado; gestão;
performatividade e ao ciclo de políticas que servem de fundamentação teórica para a análise
dos dados. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa para investigar o caso
de implantação do curso técnico de Nível Médio em Vestuário na modalidade PROEJA; do
Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG); tendo como dados documentos e
entrevistas semi-estruturadas com docentes do curso investigado. Os dados coletados
foram analisados com base na análise de conteúdo; orientadas pela abordagem teórica de
Stephen Ball e incluem uma análise e interpretação das políticas no PROEJA desde os
diferentes contextos; buscando as diferentes produções discursivas; com interpretações e
re-interpretações práticas das políticas no curso e na escola em estudo. A pesquisa mostra
os impasses e dilemas da efetivação deste programa em nível da escola; revelando que
ainda permanece um tratamento diferenciado dos docentes e da escola com relação aos
alunos e com a educação de jovens e adultos. O curso não segue o mesmo padrão de
qualidade dos cursos regulares e as propostas de currículo integrado não se efetivam
amplamente. |
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