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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Ensino profissional e educação básica: estudo de caso da implantação de um curso técnico na modalidade de jovens e adultos (PROEJA)
Autor:  
  Andressa Aita Ivo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  440
Resumo  
  Este estudo tem como objetivo identificar os desafios na implantação e implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) no contexto de desenvolvimento desta modalidade de ensino no Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça” (CAVG). A dissertação apresenta um breve panorama das políticas educacionais e das reformas pelas quais o Estado vem passando e dos novos paradigmas de gestão baseados no discurso neoliberal que penetram no campo educacional. Apresenta o PROEJA como um programa de Educação de Jovens e Adultos que busca se diferenciar por meio de uma proposta educacional de currículo integrado que valorize os saberes culturais; sociais e profissionais trazidos pelos alunos. O texto analisa as políticas curriculares do PROEJA com base em alguns conceitos e teorizações de Stephen Ball; referentes a mercado; gestão; performatividade e ao ciclo de políticas que servem de fundamentação teórica para a análise dos dados. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa para investigar o caso de implantação do curso técnico de Nível Médio em Vestuário na modalidade PROEJA; do Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça” (CAVG); tendo como dados documentos e entrevistas semi-estruturadas com docentes do curso investigado. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo; orientadas pela abordagem teórica de Stephen Ball e incluem uma análise e interpretação das políticas no PROEJA desde os diferentes contextos; buscando as diferentes produções discursivas; com interpretações e re-interpretações práticas das políticas no curso e na escola em estudo. A pesquisa mostra os impasses e dilemas da efetivação deste programa em nível da escola; revelando que ainda permanece um tratamento diferenciado dos docentes e da escola com relação aos alunos e com a educação de jovens e adultos. O curso não segue o mesmo padrão de qualidade dos cursos regulares e as propostas de currículo integrado não se efetivam amplamente.
     
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