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Título:  
  Discutindo sobre concepções de aprendizagem: ma experiência significativa com um grupo de professoras
Autor:  
  Carolina da Cruz Jorge   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  215
Resumo  
  O presente estudo apresenta os resultados de uma intervenção realizada com um grupo de professoras em serviço de uma instituição privada, de Educação de Jovens e Adultos, no município de Rio Grande (RS). Nessa perspectiva, o objetivo principal foi planejar, realizar e avaliar um ciclo de discussões sobre as concepções de aprendizagem. A intervenção foi desenvolvida em cinco encontros de 04 horas cada, que versaram sobre concepções de aprendizagem e foi estruturada a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-cultural, envolvendo diálogos e trocas de experiências a partir da introdução de conteúdos relativos às principais concepções de aprendizagem que embasam, conscientemente ou não, as práticas docentes, na atualidade. Os debates estabelecidos visaram a levar as participantes a refletir sobre suas ações pedagógicas e sobre si mesmas, enquanto profissionais. O referencial teórico que embasou o planejamento e a implementação do ciclo foi composto por duas partes: na parte inicial, foram apresentadas concepções de aprendizagem (inatista, comportamentalista, construtivista e históricocultural) tendo por base, principalmente, os textos de Becker (1993, 1994, 1996), Pozo (2002) e Fontana e Cruz (1997) e Vigotski (1996, 2000, 2007). A partir das contribuições de Tardif (2002), Pimenta (1999), e outros, na segunda parte, foram discutidos os saberes que constituem a docência e a importância da reflexão, basicamente com o apoio das ideias de Schön (1992), Pérez Gómez (1995) e Campos e Pessoa (1998). A investigação delineou-se como um estudo qualitativo, sendo utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: questionário para avaliar os conhecimentos prévios das participantes sobre a temática do ciclo, diário de campo, exercícios reflexivos escritos, realizados durante os encontros, e grupo focal, que visou a avaliação final da intervenção. Os dados foram analisados e interpretados a partir de procedimento de análise temática. Os resultados encontrados indicam a essencialidade de uma discussão focada e organizada sobre as concepções de aprendizagem em todos os cursos de formação inicial e continuada. Foi possível verificar que os conceitos das participantes sobre essas concepções, inicialmente espontâneos e desorganizados, tornaram-se conscientes e sistematizados ao final do ciclo. Houve também a internalização de novos conteúdos relativos às concepções de aprendizagem e as reflexões instituídas promoveram autoconhecimento nas docentes. A forma como o ciclo foi organizado foi avaliada como bastante adequada e eficaz para alcançar os objetivos estabelecidos.
     
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