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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,61
MB
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Título: |
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Discutindo sobre concepções de aprendizagem: ma experiência significativa com um grupo de professoras |
Autor: |
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Carolina da Cruz Jorge
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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215 |
Resumo |
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O presente estudo apresenta os resultados de uma intervenção realizada com um grupo
de professoras em serviço de uma instituição privada, de Educação de Jovens e Adultos,
no município de Rio Grande (RS). Nessa perspectiva, o objetivo principal foi planejar,
realizar e avaliar um ciclo de discussões sobre as concepções de aprendizagem. A
intervenção foi desenvolvida em cinco encontros de 04 horas cada, que versaram sobre
concepções de aprendizagem e foi estruturada a partir dos pressupostos da Psicologia
Histórico-cultural, envolvendo diálogos e trocas de experiências a partir da introdução de
conteúdos relativos às principais concepções de aprendizagem que embasam,
conscientemente ou não, as práticas docentes, na atualidade. Os debates estabelecidos
visaram a levar as participantes a refletir sobre suas ações pedagógicas e sobre si
mesmas, enquanto profissionais. O referencial teórico que embasou o planejamento e a
implementação do ciclo foi composto por duas partes: na parte inicial, foram apresentadas
concepções de aprendizagem (inatista, comportamentalista, construtivista e históricocultural)
tendo por base, principalmente, os textos de Becker (1993, 1994, 1996), Pozo
(2002) e Fontana e Cruz (1997) e Vigotski (1996, 2000, 2007). A partir das contribuições
de Tardif (2002), Pimenta (1999), e outros, na segunda parte, foram discutidos os saberes
que constituem a docência e a importância da reflexão, basicamente com o apoio das
ideias de Schön (1992), Pérez Gómez (1995) e Campos e Pessoa (1998). A investigação
delineou-se como um estudo qualitativo, sendo utilizados os seguintes instrumentos para
a coleta de dados: questionário para avaliar os conhecimentos prévios das participantes
sobre a temática do ciclo, diário de campo, exercícios reflexivos escritos, realizados
durante os encontros, e grupo focal, que visou a avaliação final da intervenção. Os dados
foram analisados e interpretados a partir de procedimento de análise temática. Os
resultados encontrados indicam a essencialidade de uma discussão focada e organizada
sobre as concepções de aprendizagem em todos os cursos de formação inicial e
continuada. Foi possível verificar que os conceitos das participantes sobre essas
concepções, inicialmente espontâneos e desorganizados, tornaram-se conscientes e
sistematizados ao final do ciclo. Houve também a internalização de novos conteúdos
relativos às concepções de aprendizagem e as reflexões instituídas promoveram
autoconhecimento nas docentes. A forma como o ciclo foi organizado foi avaliada como
bastante adequada e eficaz para alcançar os objetivos estabelecidos. |
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