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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
702.26
KB
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Título: |
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Gestão democrática da educação na Rede Pública Municipal de Pelotas: experiências de democracia participativa |
Autor: |
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Nailê Pinto Iunes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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309 |
Resumo |
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O estudo tem como pano de fundo o processo de redemocratização do Brasil a partir
das mudanças no discurso pedagógico oficial presentes nos textos da Constituição
Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN); relativos à
gestão democrática da educação e do ensino. Nele; examina-se o processo de
recontextualização dos referidos textos na organização da política educacional da
Secretaria Municipal da Educação (SME); no discurso e nas práticas pedagógicas de
escolas da Rede Pública Municipal de Ensino (RPME) no município de Pelotas;
levando em consideração o processo de adoção da gestão democrática em
andamento nesta rede de ensino. Com isso; buscou-se compreender como as
comunidades escolares de duas escolas de Ensino Fundamental da RPME estão
colocando em prática os ideais de democracia e participação; presentes no seu
Projeto Político-Pedagógico (PPP); durante e/ou após a gestão municipal 2001-2004;
decorrentes ou não das iniciativas implantadas por aquele governo. Para tanto; foi
realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa na intenção de identificar e
descrever experiências de democracia participativa produzidas pelas comunidades
escolares investigadas. O processo de pesquisa envolveu análise documental;
observações e entrevistas com representantes dos segmentos que compõem a
comunidade escolar (estudantes; professores/as; funcionários/as e pais/mães);
assim como componentes da Equipe Diretiva de cada escola selecionada. O
desenvolvimento da investigação evidenciou; na etapa exploratória; que a gestão
democrática é parte constituinte do texto dos PPPs nas escolas investigadas. No
entanto; as formas eleitas pelas escolas para colocar em prática o que está escrito
no PPP evidencia um grau de singularidade decorrente do contexto em que cada
instituição está inserida apesar de adotarem para isso instrumentos comuns como:
projetos pedagógicos; reuniões de diferentes modalidades; atividades festivas e
fórum de discussão. Assim; os dados indicam para um movimento mais amplo na
RPME no sentido oposto à concepção hegemônica da democracia ao evidenciar
ações que buscam ampliar a participação de todos os sujeitos que compõem a
comunidade escolar. A singularidade também caracterizou o processo de
recontextualização das políticas de democratização da gestão encaminhadas por
meio da política educacional da SME; gestão 2001-2004 e levado a termo em cada
uma das instituições. A experiência da gestão do Conselho Escolar (CE); em Utopia;
e; a do Repensando Nossa Escola; em Perseverança; mostraram-se como espaços
de democracia participativa no interior destas escolas e cujos efeitos estão
contribuindo para a qualificação do trabalho e da gestão na escola. |
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