Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,23 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Ensinar física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica
Autor:  
  Carla Maria Simões Sica   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  273
Resumo  
  Este estudo expõe, analisa e discute os resultados de um trabalho metodológico desenvolvido sob a hipótese de trabalhar conteúdos de Física a partir do que os alunos explicitam sobre os conhecimentos que carregam em sua "bagagem" cultural e experiencial. Através da aplicação de uma prática metodológica diferenciada para o ensino de eletricidade pudemos percorrer um caminho que favoreceu um olhar sobre a possibilidade de refletir como está sendo desenvolvido, atualmente, o ensino de Física. A experiência envolveu uma turma de 3º ano do ensino médio de uma Escola Estadual de Pelotas/RS. Procurou-se lançar um desafio no sentido de pensar o ensino sob outra ótica, queampliasse a perspectiva da racionalidade científica, ao mesmo tempo em que esse ensino respeitasse as diferenças e buscasse outro tipo de relação nas salas de aula dessa disciplina. O objetivo central foi resgatar e valorizar os conhecimentos que os alunos trazem do seu dia-adia para sala de aula e, a partir deles desenvolver os conteúdos de Física buscando estimulálos no sentido de relacionar seus conhecimentos anteriores com o assunto que estava sendo ensinado. Nessa prática a intenção foi ajudá-los a melhor compreender os fenômenos envolvidos nos conteúdos de Física, tornando seu estudo menos enfadonho para os alunos. Os resultados foram promissores no sentido de percebemos que, embora ainda existam resistências a um ensino que seja centrado no aluno, podemos pensar em outra lógica para o ensino de Física, e que essa perspectiva precisa estar presente nos cursos de formação de professores.
     
    Baixar arquivo