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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.32
MB
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Título: |
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O letramento como rede: uma experiência na educação infantil |
Autor: |
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Maria Cristina Madeira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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445 |
Resumo |
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A dissertação de mestrado aqui apresentada trata de refletir uma experiência
pedagógica realizada em uma escola de Educação Infantil de Pelotas, entre os anos
de 2002 e 2007. Tal experiência teve a preocupação de inserir as crianças em um
ambiente letrado de forma intencional, com a preocupação de não deixar de
proporcionar às infâncias que circulam em seu interior o contato com as várias
linguagens infantis. O conceito de letramento foi a base constitutiva das
interrelações pedagógicas. As crianças foram inseridas no universo da cultura
letrada que resultou no prazer e no hábito de viver o encantamento do mundo
letrado. Esse processo desencadeou, também, ações em relação à formação das
educadoras ao proporcionar algumas propostas pedagógicas permeadas de
práticas e eventos de letramento, vividos entre crianças e as educadoras em forma
de rede. A experiência pautou-se em princípios e categorias pedagógicas de Freire
e Freinet. O encontro com esses autores, na construção da proposta pedagógica da
escola, proporcionou um novo modo de enxergar o contexto social e educacional. O
estudo tem o aporte teórico de Soares, Kleiman, Britto, Faria, Street e Lahire. |
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