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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.91
MB
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Título: |
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Direitos humanos na educação: um estudo em escolas da fronteira Brasil / Uruguai |
Autor: |
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Roseli Calvetti Souza
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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311 |
Resumo |
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O estudo trata dos Direitos Humanos na educação (macro) como princípio para um estudo dos Direitos Humanos na escola (micro). Faz-se uma caminhada pelo históri-co dos Direitos Humanos e pela sua evolução do decorrer dos tempos, a fim de me-lhor explicitar os avanços adquiridos e as atuais direções que os Direitos Humanos vêm conquistando. Para isso, usam-se como suporte as legislações, as declarações e a literatura específica de autoridades empenhadas em abordar Direitos Humanos. Levando-se em consideração as atividades profissionais, afins com a educação e cidadania, pautou-se este trabalho para observar realidades distintas, em contextos sócio-econômico-culturais peculiares. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos impulsionou as recentes e necessárias formas de se tratar a questão, no Brasil. No Uruguai, a temática Direitos Humanos é constante em todos os segmen-tos, a começar pela própria história, que está sempre revivendo os momentos, espe-cialmente os vividos na ditadura militar. No currículo da escola uruguaia estudada, aparece a asignatura1 Direitos Humanos; na escola brasileira, no entanto, não há de forma específica essa disciplina, as temáticas estão diluídas em temas transversais ou em outras áreas e/ou disciplinas. Para aprofundar estas questões realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com o objetivo de identificar e descrever as práticas pedagógicas direcionadas aos Direitos Humanos na educação, em duas escolas situadas na fronteira, uma do Brasil e outra do Uruguai. O desenvolvimento da investigação envolveu análise documental, observações e entrevistas com repre-sentantes dos diferentes segmentos que fazem parte da elaboração e execução dos fazeres pedagógico (professores, supervisores, equipe diretiva e alunos) em ambas as escolas. Ao final foram evidenciadas as diferenças na maneira de tratar DH na escola, sendo que ficaram nítidas as influências culturais e regionais de cada lugar e de cada escola. Ouvidos os alunos das escolas pesquisadas, é possível afirmar e entender a política seguida e/ou instaurada em cada Instituição de ensino analisada. Os educandos expressam o que recebem nas aulas ou vivenciam no contexto esco-lar. |
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