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Tamanho:  4,47 MB
     
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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Práticas de letramento e concepção de leitura no ensino de língua inglesa
Autor:  
  Cristiane Vieira do Nascimento   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFCG/LINGUAGEM E ENSINO
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  277
Resumo  
  Esta pesquisa focaliza as atividades de leitura presentes no material didático e em aulas de leitura em língua inglesa. Tem como objetivo identificar as práticas de letramento proporcionadas por tais atividades e analisar a(s) concepção(ões) de leitura predominantes(s) tanto no material didático como nas aulas. A pesquisa tem como base teórica os modelos teóricos de letramento (BARTON, 2007, BARTON & HAMILTON, 2000, STREET, 1984) e as perspectivas teóricas de leitura (KLEIMAN, 1992, LEFFA, 1999, ECKERT-HOFF, 2002, CORACINI, 1995, 2005, MASCIA, 2005, MELO, 2005, SILVA, 2009). Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista. O corpus foi constituído por dois conjuntos de dados: o material didático utilizado nas aulas, que é composto pelo volume didático English in Formation do nono ano e o material extra selecionado e elaborado pela professora e as aulas de leitura gravadas. Para a análise dos dados, selecionamos 10 critérios propostos pelo Guia do PNLD de Língua Portuguesa (2007), uma vez que o documento abarca todas as concepções teóricas de leitura estudadas na presente pesquisa. A análise dos dados sinalizou a presença de atividades de leitura que favorecem uma única prática de letramento, a escolar. As concepções ascendente e descendente de leitura foram as mais presentes nas atividades do volume didático. Já o material extra elaborado pela professora evidenciou a presença das concepções descendente e (sócio)interacionais de leitura. Nas atividades promovidas nas aulas, identificamos a presença predominante das concepções ascendente, descendente e (sócio)interacionais de leitura. Os resultados levam-nos a concluir que a prática de letramento escolar está relacionada a atividades de decodificação e ativação de conhecimento de mundo, indicando não só a limitação da mesma a tais atividades, como também, a ausência de atividades que promovam o letramento ideológico (STREET, 1984, KLEIMAN, 1995). O estudo sugere que poderia haver, talvez, uma influência dos PCN-LE nas atividades de leitura elaboradas pela professora, haja vista que há uma tendência pela exploração de aspectos sociais por meio do texto. Com os resultados da análise, concluímos que as práticas de letramento proporcionadas nas aulas de leitura em língua inglesa não vão para além da escolar e essas se limitam à prática da alfabetização, isto é, ao letramento autônomo. Em síntese, a pesquisa traz contribuições teóricas sobre práticas de letramento e aula de leitura em língua inglesa e contribuições práticas ao refletir sobre o papel do professor de língua inglesa.
     
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