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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,47
MB
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Título: |
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Práticas de letramento e concepção de leitura no ensino de língua inglesa |
Autor: |
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Cristiane Vieira do Nascimento
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFCG/LINGUAGEM E ENSINO |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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277 |
Resumo |
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Esta pesquisa focaliza as atividades de leitura presentes no material didático e em
aulas de leitura em língua inglesa. Tem como objetivo identificar as práticas de
letramento proporcionadas por tais atividades e analisar a(s) concepção(ões) de leitura
predominantes(s) tanto no material didático como nas aulas. A pesquisa tem como
base teórica os modelos teóricos de letramento (BARTON, 2007, BARTON &
HAMILTON, 2000, STREET, 1984) e as perspectivas teóricas de leitura (KLEIMAN,
1992, LEFFA, 1999, ECKERT-HOFF, 2002, CORACINI, 1995, 2005, MASCIA, 2005,
MELO, 2005, SILVA, 2009). Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista. O
corpus foi constituído por dois conjuntos de dados: o material didático utilizado nas
aulas, que é composto pelo volume didático English in Formation do nono ano e o
material extra selecionado e elaborado pela professora e as aulas de leitura gravadas.
Para a análise dos dados, selecionamos 10 critérios propostos pelo Guia do PNLD de
Língua Portuguesa (2007), uma vez que o documento abarca todas as concepções
teóricas de leitura estudadas na presente pesquisa. A análise dos dados sinalizou a
presença de atividades de leitura que favorecem uma única prática de letramento, a
escolar. As concepções ascendente e descendente de leitura foram as mais presentes
nas atividades do volume didático. Já o material extra elaborado pela professora
evidenciou a presença das concepções descendente e (sócio)interacionais de leitura.
Nas atividades promovidas nas aulas, identificamos a presença predominante das
concepções ascendente, descendente e (sócio)interacionais de leitura. Os resultados
levam-nos a concluir que a prática de letramento escolar está relacionada a atividades de decodificação e ativação de conhecimento de mundo, indicando não só a limitação
da mesma a tais atividades, como também, a ausência de atividades que promovam o
letramento ideológico (STREET, 1984, KLEIMAN, 1995). O estudo sugere que poderia
haver, talvez, uma influência dos PCN-LE nas atividades de leitura elaboradas pela
professora, haja vista que há uma tendência pela exploração de aspectos sociais por
meio do texto. Com os resultados da análise, concluímos que as práticas de
letramento proporcionadas nas aulas de leitura em língua inglesa não vão para além
da escolar e essas se limitam à prática da alfabetização, isto é, ao letramento
autônomo. Em síntese, a pesquisa traz contribuições teóricas sobre práticas de
letramento e aula de leitura em língua inglesa e contribuições práticas ao refletir sobre
o papel do professor de língua inglesa. |
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