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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.46
MB
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Título: |
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Educação e comunicação: a experiência de jovens no desenvolvimento de um programa de rádio |
Autor: |
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Viviani Rios Kwecko
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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501 |
Resumo |
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O presente estudo, integrado à linha de pesquisa Formação de professores: ensino, aprendizagem e conhecimento, encontra-se circunscrito no campo da mídia-educação e buscou investigar uma prática de mídia-educativa com rádio, inserida no âmbito da educação não-formal, desenvolvida com um grupo de jovens adolescentes. O programa de rádio Blecaute: sua parada técnica é um projeto em andamento, desenvolvido mediante parceria entre o Colégio Técnico Industrial Profº. Mário Alquati,– CTI/FURG e a Rádio Universidade, ambos ligados a Universidade Federal do Rio Grande. E têm como fio condutor à linguagem radiofônica utilizada por um grupo de jovens adolescentes (entre 13 e 17 anos) na composição de um programa de rádio, parte da grade de programação da Rádio Universidade FM do Rio Grande (106,7MHz). O principal objetivo dessa investigação foi delinear como os jovens participantes desse programa constroem processos de apropriação crítica da informação e quais os significados atribuídos pelo grupo para essa experiência com uma mídia educativa. O projeto foi estruturado a partir de um estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados as gravações das reuniões de pauta, dos programas de estúdio e fragmentos textuais retirados dos blogs dos participantes. Foi realizado uma análise qualitativa dos resultados e os principais tópicos que surgiram indicam a relação entre informação e conhecimento na construção de processos de conscientização, a valorização do espaço de fala, da autonomia e da construção coletiva do saber pelos jovens. Considero a educação um campo de criação propulsora para as transformações sociais, no qual a consolidação do conhecimento na vivência social é o requisito primordial para a busca de aprendizado, ampliado a partir da apropriação específica do rádio e das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, de modo geral, pelos sujeitos do processo educacional. |
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