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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,73
MB
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Título: |
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Modernidade no Brasil, igreja católica, identidade nacional: práticas e estratégias intelectuais: 1889 - 1930 |
Autor: |
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Emanuela Sousa Ribeiro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[ea] Edição do Autor
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Instituição:/Programa |
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UFPE/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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246 |
Resumo |
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Nesta investigação histórica analisamos a influência católica na formação da
identidade nacional, durante o período compreendido entre 1889 e 1930, a partir do
estudo dos intelectuais católicos do Estado de Pernambuco. Constatamos que
houve um modo de ser elite no Brasil, do final do século XIX e início do XX, que
estava relacionado à uma postura intelectual católica, especialmente na região
nordeste. A análise da documentação permite afirmar tanto que a confluência entre
modernidade e catolicismo foram parte de um projeto maior, da construção de uma
identidade católica para o Brasil, quanto que a própria identidade das elites
brasileiras foi perpassada pela proposta católica de identidade nacional. Isso foi
possível exatamente porque a proposta identitária respondia aos anseios da
sociedade republicana brasileira, então em processo de estruturação, convergindo
com os elementos que a maioria da população entendia como os da modernidade –
o progresso material e as adequações à nova vida cotidiana. Ao mesmo tempo, a
proposta católica respondia também às perguntas dos intelectuais brasileiros sobre
a origem e o futuro da nação, propondo o uso de narrativas historiográficas e
símbolos do catolicismo como símbolos da nação. Utilizamos, como fontes primárias
para o trabalho, tanto documentação produzida no âmbito católico, quanto fontes
provenientes do mundo laico. O referencial teórico foi construído a partir dos
conceitos propostos por Pierre Bourdieu, acerca do funcionamento dos diversos
campos sociais, e por Peter Berger, acerca das estruturas de plausibilidade; tais
conceitos permitiram uma melhor compreensão dos mecanismos de formulação e
difusão da proposta identitária católica na sociedade laica, durante o período
estudado. Dentre a documentação de cunho religioso destaca-se a documentação
oficial da Igreja católica (encíclicas e cartas pastorais); e a documentação produzida
pelos leigos católicos, como jornais, boletins, opúsculos e documentos referentes a
escolas católicas; também fez parte de nossa pesquisa a bibliografia citada e
produzida pelos intelectuais católicos. Em relação à documentação referente aos
intelectuais laicos destacamos a bibliografia produzida pelos membros do IHGB e do
IAHGP, bem como os jornais e a bibliografia produzida durante o período em estudo.
Como resultado podemos afirmar que a proposta católica para a identidade
brasileira foi apropriada pela elite intelectual brasileira através da conciliação de
argumentos do catolicismo e da modernidade. |
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