Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1.17 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
Autor:  
  Adinete Sousa da Costa   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUCCAMP/PSICOLOGIA
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  488
Resumo  
  Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um “Prontuário de Observação da Criança – P.O.C.”. O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de discussão: o primeiro considera aspectos importantes sobre Educação Infantil no Brasil, o segundo faz uma breve explanação sobre a Psicologia do Desenvolvimento, e, por último, o terceiro considera alguns elementos importantes sobre a Psicologia na Educação e o seu papel na promoção do desenvolvimento. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil localizada em um município do Estado de São Paulo. O trabalho adota como metodologia o materialismo histórico e dialético, tendo, no caso, duas fontes de informação: os diários de campo da pesquisadora e as entrevistas com as professoras. Por meio da análise dos resultados, foi constatada a urgência em focalizar ações direcionadas à Educação Infantil que promovam o desenvolvimento, tendo em vista que a precariedade nos serviços oferecidos nesse segmento tem atingido diretamente o bem-estar físico, social e psicológico das crianças. Outro aspecto constatado nesta pesquisa foi a necessidade do Psicólogo Escolar de participar do planejamento de atividades pedagógicas direcionadas às necessidades das crianças, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
     
    Baixar arquivo