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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O projeto PROEJA/transiarte uma experiência de pesquisa-ação em ciberarte
Autor:  
  Dorisdei Valente Rodrigues   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNB/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  192
Resumo  
  Esta pesquisa tem como propósito investigar o Proeja/Transiarte e os principais efeitos do desencadeamento da pesquisa-ação no processo de criação e na produção ciberartistica, além das possibilidades da Transiarte como linguagem no ambiente escolar. Observo a prática da Transiarte com alunos da Educação de Jovens e Adultos no Centro de Ensino Médio 03 da Ceilândia (CEM 03), no desenvolver da aquisição de uma nova linguagem transdisciplinar que permite aos jovens e adultos uma outra forma de se expressar no ciberespaço. decidi por trabalhar com pesquisa-ação, por ter a convicção de que pesquisa e ação podem e devem caminhar juntas quando se pretende a transformação da prática. Nesse caso, a metodologia não se faz por meio das etapas de um método, mas se organiza pelas situações relevantes que emergem do processo das oficinas de Transiarte. Para Barbier (2007) o verdadeiro espírito da pesquisa-ação consiste em sua "abordagem em espiral" e significa que "todo avanço em pesquisa-ação implica o efeito recursivo em função de uma reflexão permanente sobre a ação". Como resultado sugiro a disseminação do Proeja Transiarte nas escolas públicas em todos os níveis de ensino, para professores e alunos.
     
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