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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.002,56
KB
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Título: |
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Pentimento: um álbum de retratos das personae de escritor de Caio Fernando Abreu |
Autor: |
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Ellen Mariany da Silva Dias
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/SJRP/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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239 |
Resumo |
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Tendo em vista o conjunto dos textos/discursos produzidos pelo escritor Caio Fernando Abreu (CFA; daqui em diante); a saber; seus contos; cartas; entrevistas; crônicas; romances; peças de teatro; prefácios às edições revistas de seus livros etc.; selecionamos os textos que; de acordo com os critérios estabelecidos para o desenvolvimento deste trabalho; consideramos como os mais representativos. A nosso ver; é no diálogo que contempla a produção literária do escritor em seus diferentes gêneros de discurso (BAKHTIN; 2003) que podemos entrever as personae de escritor de CFA; ou seja; as representações de escritor que ele construiu para si; para os familiares e amigos; para o público em geral e para a crítica. Nossa hipótese é a de que a principal característica que particulariza a obra deste escritor no contexto literário da segunda metade do século XX no Brasil faz-se por meio de uma associação entre a apropriação e a reelaboração da voz alheia e da própria voz; procedimentos que fundamentam a construção deoutros textos/discursos; a mise-en-abyme das suas personae de escritor; instâncias que se relacionam umas com as outras de maneira auto-elucidativa e ininterrupta e o pentimento; um efeito produzido a partir dos processos auto e antropofágico de CFA; que faz com que o conjunto do seu acontecimento estético seja; numa visada que o contempla como uma constelação; um mesmo e um outro. A rigor; a potência dialógica existente nos textos/discursos proferidos pelas várias personae de escritor de CFA contribuiria para a problematização dos mitos de autor; autoria; genialidade e inspiração vigentes; especialmente; no Romantismo e nas Artes de Vanguarda |
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