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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
746,17
KB
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Título: |
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Entre beleza e tristeza: experiência e memória em "Campo Geral", de Guimarâes Rosa |
Autor: |
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Juliana Silva Dias
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/SJRP/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LITERATURA BRASILEIRA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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30.259 |
Resumo |
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Por meio de textos como O narrador (1936) e Experiência e pobreza (1933), a filosofia de Walter Benjamim demonstra que os temas memória e experiência entraram em declínio. Segundo o autor, a modernidade foi o período que, de certa forma, afirmou e acentuou essa situação. Contudo, nota-se que o brasileiro João Guimarães Rosa compôs suas obras na contramão de uma possível "extinção moderna" do uso dos temas supracitados em sua composição literária, visto que analisar a obra de Rosa é mergulhar em um misto de inovação e resgate que corporifica a renovação lingüística e a tradição oral, sendo a última fruto do trabalho da exaltação da experiência por meio da memória, em uma mesma composição. Nota-se, ainda, que a obra de Rosa, nascida em um momento em que as propostas estéticas das vanguardas modernistas estavam sendo revistas, é marcada por traços que evidenciam espécies de novos rumos para a literatura. Tendo por base esses aspectos, este trabalho, a partir da investigação de uma possível relação existente entre o narrador de "Campo geral", do livro Manuelzão e Miguilim (1964), e a personagem Miguel de "Buriti", do livro Noites do Sertão (1965), identificou e descreveu os traços da composição narrativa de "Campo geral" construídos sob os vieses dos temas memória e experiência, analisou a relação entre essas duas instâncias na mesma composição narrativa, e, relacionou essas análises interpretativas, anteriormente definidas e delineadas, aos escritos benjaminianos e à teoria acerca da memória e da experiência. Além dos textos de Walter Benjamim, também foi utilizado como aporte teórico sobre o tema memória, a teoria de Maurice Halbwachs, desenvolvida em A memória coletiva (1925), e alguns textos da fortuna crítica de Rosa que, de alguma forma, estão relacionados aos temas trabalhados nesta dissertação. |
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