Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1.001,78 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Por uma pedagogia dos jogos: o lúdico e o virtual no jogo "The Sims" no ensino - aprendizagem da Língua Ingles
Autor:  
  Adriana Pacifico da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UBC/SEMIÓTICA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  398
Resumo  
  O objetivo do trabalho é sugerir estratégias de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa em ambientes virtuais. Para isso, escolhemos o Jogo The Sims, pois apresenta aspectos lúdicos importantes para entender a cognição em tais ambientes. A simulação do mundo imaginário-virtual do The Sims torna possível a simulação da vida real porque de forma análoga no mundo virtual precisa se valer da memória, da cognição, da meta-cognição e da compensação, processos presentes também no ensino-aprendizagem convencional. Os jogos, neste caso, são um momento real de aprendizado. Do ponto de vista da perspectiva pedagógica aqui adotada, a ludicidade no ambiente virtual é, ao mesmo tempo, um facilitador para a assimilação dos aspectos culturais e estruturais da língua inglesa. Não é apenas instrucional, no sentido de aprender uma técnica, porque considera a experiência do aluno. O design pedagógico, fundado nas teorias da complexidade e numa reflexão antropológica, permite considerar a diversidade cultural e costumes diferentes, que supõem as interações sociais, ao mesmo tempo, a universalidade dos processos cognitivos. A abordagem teórica possibilitará olhar para o campo empírico que circunstancia as problemáticas aqui levantadas para sugerir uma pedagogia complexa dos jogos.
     
    Baixar arquivo