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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,05
MB
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Título: |
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Festa, poder e símbolos na São Luís colonial: o Corpus Christi e o Senado da Câmara |
Autor: |
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Eloy Barbosa de Abreu
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPB/J.P./HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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226 |
Resumo |
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Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos
do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, cuja
área de concentração é História e Cultura Histórica. A pesquisa busca compreender os
sentidos da festa de Corpus Christi na São Luís Colonial, celebração que, com suas
insígnias, bandeiras, guiões e danças, saía em procissão pelas ruas da cidade, fazendo
um giro que perpassava as principais ermidas, até retornar à Matriz. Realizada em datas
móveis do calendário cristão, a festa ocorria entre os meses de maio ou junho e era
promovida pelo Senado da Câmara de São Luís, instituição que ocupava local de
destaque nos cortejos e missas das celebrações de Corpus Christi. Um mergulho nas
fontes que indiciam sobre tais festas leva a refletir sobre as festas públicas profanas e
religiosas na América Portuguesa, que se constituíram em expressões da cultura política
do estado barroco português. O triunfo eucarístico representado nas ruas de São Luís,
além do seu caráter de doutrinamento cristão, também refletia a leitura e ideal de
sociedade que os poderes locais e de centro tinham da sociedade colonial. Organizado
hierarquicamente, com as categorias sociais e profissionais devidamente representadas,
os cortejos em louvor à hóstia consagrada eram também um espaço de sociabilidade, de
conflitos e ludicidade. Este escrito, em linhas gerais, versa sobre a apropriação da festa
de Corpus Christi, durante os séculos XVII e XVIII, por parte do Senado da Câmara
como manifestação dos costumes europeus e portugueses de origem medieval,
fundamentados numa cultura histórica teológica e teleológica, porém influenciado pelo
contexto local |
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