|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
4,42
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A imagem entre vinculações e interpretações: consumo, mídia e estetização pelas lentes da Comunicação e da Iconologia |
Autor: |
|
Daniel Bittencourt Portugal
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
ESPM/COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO |
Área Conhecimento |
|
COMUNICAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
357 |
Resumo |
|
Esta pesquisa aborda a imagem a partir da interface entre Comunicação e Iconologia. Nesse terreno fronteiriço; destaca-se não a imagem como objeto independente; não o entendimento da imagem visto exclusivamente do ponto de vista do homem; mas sim os relacionamentos que se estabelecem entre homens e imagens. Para dar conta dessas relações; propõe uma divisão analítica entre uma dimensão de vinculação; calcada na ligação sensível e afetiva; e uma dimensão de interpretação; calcada num aspecto mais propriamente perceptivo; ligado à modelagem visual das formas. O foco principal da pesquisa são as dinâmicas de consumo de imagens na cena contemporânea; marcadas; conforme argumentaremos; pela imbricação de três lógicas: midiática; de consumo e de estetização. Consideramos essencial para o entendimento dessas dinâmicas o aporte de uma abordagem histórica que se debruçasse sobre eventos; temporalmente próximos ou distantes; em que a imagem assume papel central na canalização de tensões sociais. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|