Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  4,42 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A imagem entre vinculações e interpretações: consumo, mídia e estetização pelas lentes da Comunicação e da Iconologia
Autor:  
  Daniel Bittencourt Portugal   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ESPM/COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  357
Resumo  
  Esta pesquisa aborda a imagem a partir da interface entre Comunicação e Iconologia. Nesse terreno fronteiriço; destaca-se não a imagem como objeto independente; não o entendimento da imagem visto exclusivamente do ponto de vista do homem; mas sim os relacionamentos que se estabelecem entre homens e imagens. Para dar conta dessas relações; propõe uma divisão analítica entre uma dimensão de vinculação; calcada na ligação sensível e afetiva; e uma dimensão de interpretação; calcada num aspecto mais propriamente perceptivo; ligado à modelagem visual das formas. O foco principal da pesquisa são as dinâmicas de consumo de imagens na cena contemporânea; marcadas; conforme argumentaremos; pela imbricação de três lógicas: midiática; de consumo e de estetização. Consideramos essencial para o entendimento dessas dinâmicas o aporte de uma abordagem histórica que se debruçasse sobre eventos; temporalmente próximos ou distantes; em que a imagem assume papel central na canalização de tensões sociais.
     
    Baixar arquivo