Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3,28 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física
Autor:  
  Rodrigo da Rosa   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ITA/FÍSICA
Área Conhecimento  
  FÍSICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  182
Resumo  
  Atualmente diversas instituições de ensino têm se preocupado em produzir materiais pedagógicos interativos na forma de objetos de aprendizagem para proporcionar aos estudantes a possibilidade de complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula através de recursos computacionais como vídeos, simulações, textos, animações, entre outros. Neste trabalho foi proposto um modelo de construção de objetos de aprendizagem para o ensino de física a serem utilizados em ambiente escolar presencial e também em ambientes virtuais baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. O ambiente virtual, bem como as animações, exercícios e testes foram desenvolvidos utilizando-se o software da empresa Adobe Systems Incorporated, o Adobe® Flash® CS3 e possibilita aos estudantes acessarem através de um terminal on-line os conteúdos que estão disponibilizados em uma sequência onde são apresentados os mais variados tipos de objetos de aprendizagem, possibilitando a interação dos estudantes com estes e capacitando-os a solucionarem problemas, verificarem resultados e, assim, são estimulados a construírem conhecimento acerca de um determinado assunto.
     
    Baixar arquivo