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Título:  
  Hinos oficiais e hinos populares como representações simbólicas dos principais clubes de futebol do Rio de Janeiro: a contribuição de Lamartine Babo
Autor:  
  Bruno de Castro Souza   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UCB/RJ/CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO FÍSICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  794
Resumo  
  O estudo objetivou resgatar e analisar os hinos oficiais e populares dos grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro, investigando aspectos históricos de sua produção e divulgação, bem como contribuir para a sua preservação e para a memória de seus autores, ressaltando a contribuição de Lamartine Babo. A metodologia adotada no estudo seguiu dois encaminhamentos e foi pautada em parâmetros qualitativos com uma perspectiva histórica. No primeiro encaminhamento metodológico foram realizados os seguintes procedimentos: visitas investigativas, visando a obter documentos para o estudo; contatos e entrevistas com familiares dos autores e personalidades do futebol e da música, para obtenção de indicação de fontes e de dados documentais; análise das fontes históricas; análise dos hinos oficiais e seus autores e análise dos hinos populares compostos por Lamartine Babo. O segundo encaminhamento visou a obter informações sobre o conhecimento dos hinos por parte de uma amostra significativa de torcedores notáveis dos considerados grandes clubes do Rio de Janeiro. Como resultados do estudo foram encontrados 14 hinos dos clubes pesquisados, sendo 9 hinos oficias e 5 hinos populares. Das 14 obras pesquisadas foram encontradas 42 partituras, sendo 17 originais (da década em que as obras foram compostas), 11 não originais (feitas na última década) e 14 foram elaboradas/recuperadas especialmente por este estudo. A pesquisa encontrou 59 registros de áudio de diferentes períodos, intérpretes e estilos. Todas as partituras e registros de áudio estão disponíveis no DVD (Apêndice) que compõe a presente dissertação. Concluiu-se que há um grande desconhecimento, apontado pela pesquisa de campo e diversas literaturas, quanto à forma de classificação dos hinos oficiais e populares, esses últimos muito mais presentes no imaginário popular. A pesquisa contribui para o resgate histórico e a padronização na maneira de se classificar essas obras para fazer parte do acervo dos seus clubes, auxiliando torcedores, dirigentes e o público em geral a compreender a história de suas agremiações e seus desdobramentos junto à cidade do Rio de Janeiro.
     
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