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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,20
MB
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Título: |
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Ideias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Geraldi sobre o ensino de língua portuguesa |
Autor: |
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Luzia de Fátima Paula
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/MAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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1.659 |
Resumo |
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Nesta tese de doutorado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “Ensino de
língua portuguesa”, do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do
ensino de língua e literatura no Brasil”, ambos coordenados pela professora Dra. Maria do
Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante
momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, focalizam-se as ideias
linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Geraldi (1946- ) sobre o ensino
dessa disciplina, apresentadas em seus artigos da coletânea O texto na sala de aula: leitura &
produção (1984) e nos livros Portos de Passagem (1991) e Linguagem e ensino: exercícios de
militância e divulgação (1996). Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa
documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização,
recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia
especializada sobre o tema, foi analisado o pensamento de Geraldi sobre o ensino de língua
portuguesa, enfocando os aspectos constitutivos de seu sentido. |
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