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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,82
MB
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Título: |
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Alternativas de transporte da soja em grão do noroeste do Mato Grosso - Brasil para os portos de Rotterdam - Holanda e Yokohama - Japão: estudo de caso na empresa Hermasa - 2008. |
Autor: |
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José Carlos de Souza Colares
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIR/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
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ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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424 |
Resumo |
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O complexo da soja no Brasil representou em 2008 ¼ das exportações do agronegócio brasileiro, constituindo-se assim como um expoente da economia nacional, sendo que o principal diferencial competitivo desse segmento consiste no baixo custo de produção da soja em grão. No entanto, essa competitividade é prejudicada pelo deficiente sistema de transporte da nação, uma vez que o mesmo é centralizado nas rodovias, modal que detém o maior custo de transporte em relação aos demais; e pela baixa oferta de outras modalidades de transporte Uma das principais alternativas para o enfrentamento dessa situação consiste na interligação das regiões brasileiras através do oferecimento de um sistema multimodal de transporte. O problema abordado nesta pesquisa envolve a combinação do baixo preço da produção da soja em grão com o alto custo de transporte dessa oleaginosa, que resulta na perda da competitividade do produto. Essa situação implica na necessidade de verificação e análise de informações que levem à constatação da possibilidade de reduzir os custos de escoamento da produção. O objetivo desta pesquisa consistiu em conhecer as rotas de transporte que a Hermasa utiliza para movimentar a soja em grão, analisando se as novas alternativas oferecem possibilidade de reduzir os custos de transporte do produto. A matriz teórica desta dissertação se apóia nos conceitos e teorias sobre logística de transporte; estratégia logística de transporte; e nos métodos de custeio logísticos de transporte. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, amparado em pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Os dados foram compilados e submetidos à programação linear – PL, para análise do padrão atual de escoamento da soja em grãos; e também na simulação das três novas modalidades possíveis, quais sejam: a saída rodoviária para o Oceano Pacífico; o estabelecimento de uma nova rota fluvial a partir da construção das eclusas, decorrente da instalação das hidrelétricas do Rio Madeira; e a construção da Ferrovia Transcontinental que interliga o Brasil de norte a sul. O estudo possibilitou a comparação dos custos praticados com os custos prováveis diante do novo cenário alternativo. Os resultados apontaram que a substituição do modal rodoviário pelo ferroviário gera ganhos de 5,91% na rota para Rotterdam e de 4,35% a 15,01% na rota para Yokohama, fornecendo elementos para escolha de rotas de menor custo para o escoamento da produção da soja em grão nesta parte do Brasil. |
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