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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,72
MB
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Título: |
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Práticas midiatizadas da canção nova na internet: afetação de lógicas comunicacionais católicas e midiáticas |
Autor: |
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Ana Cassia Pandolfo Flores
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSM/COMUNICAÇÃO |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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305 |
Resumo |
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Na presente dissertação, ocupamo-nos da temática da midiatização da Igreja Católica.
O objetivo geral é analisar como se dá a afetação das lógicas comunicacionais católicas
e midiáticas nas práticas midiatizadas da Canção Nova. Ao considerar que o fenômeno
midiático mostra-se como uma matriz de práticas sociais, pelo fato de reorganizar a
forma de atuação da Igreja na sociedade midiatizada, entendemos haver um processo
de afetação entre a lógica comunicacional do campo midiático, tomada aqui como lógica
da ambiência, e a lógica comunicacional católica, entendida como lógica da transmissão
da informação. O objeto empírico deste estudo é o portal cancaonova.com pertencente
à Canção Nova, uma comunidade católica que tem como proposta a evangelização
através dos meios de comunicação. Os objetivos específicos consistem em mapear a
ocorrência e o funcionamento das práticas católicas no portal cancaonova.com e
identificar a presença de afetação das lógicas comunicacionais católica e midiática nas
práticas midiatizadas na Canção Nova no portal. O estudo configura-se como uma
pesquisa qualitativa de caráter exploratório e interpretativo que utiliza o estudo de caso.
A pesquisa está organizada em duas etapas. A primeira etapa, metodológica, diz
respeito à exploração e a análise das modificações das práticas católicas da formação,
liturgia e oração no portal. A segunda etapa corresponde à identificação e ao estudo da
afetação das lógicas comunicacionais presentes no portal. A dissertação divide-se em
três capítulos. O primeiro se dedica ao entendimento do campo midiático e religioso e de
seus imbricamentos no que tange à atuação midiática da Igreja Católica. O segundo
reflete sobre a midiatização da sociedade e as lógicas comunicacionais envolvidas nas
novas possibilidades advindas do desenvolvimento tecnológico. O último capítulo trata
da pesquisa empírica e evidencia as modificações encontradas nas práticas católicas
presentes no portal, além de se ocupar da identificação das lógicas comunicacionais
católica e midiática e de suas afetações. A análise aponta, ainda, para a existência da
lógica do desdobramento, resultado da afetação entre as lógicas da transmissão e da
ambiência. A midiatização da Igreja faz com que o religioso presente na internet não
seja mais o mesmo religioso historicamente conhecido, configurando-se como um
neodevocional midiático. Na lógica do desdobramento, esse novo religioso encontrado
no portal cancaonova.com se desdobra e é experimentado como informação, venda e
vínculo. Por fim, compreendemos que o processo de afetação entre as duas lógicas
estudadas não se dá sempre da mesma forma. O processo de afetação das lógicas
acontece no neodevocional experimentado na internet. Já a coexistência das lógicas,
dá-se nas práticas midiatizadas que constroem o portal e nas práticas possíveis a partir
dele. |
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