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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,54
MB
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Título: |
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Docência em artes visuais: continuidades e descontinuidades na (re) construção da trajetória profissional |
Autor: |
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Carmen Lúcia Abadie Biasoli
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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387 |
Resumo |
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Esta pesquisa discute a problemática da profissão docente em Artes Visuais a partir do
estudo do ciclo de vida profissional, ou seja, do ciclo vital pelo qual passam os
professores. Assim, teve como objetivo investigar as continuidades e descontinuidades
na (re) construção da trajetória profissional de docentes de Artes Visuais, defendendo a
idéia de que aspectos significativos da vida pessoal e profissional e o momento docente
em que se encontram os professores interferem tanto na construção dessa trajetória
quanto para uma melhor compreensão da pessoa do professor e, como conseqüência,
da sua atuação docente. No campo do ensino das Artes Visuais, esta tese igualmente
reconstrói a história das instituições responsáveis pelo ensino da Arte em nosso país,
enfocando mais precisamente o caso do atual Instituto de Artes e Design (IAD) da
Universidade Federal de Pelotas (UFPel), cuja criação remonta a 1949.
A tese está assentada em diferentes pesquisas sobre trajetórias biográficas, incluindo
as que abordam as fases da carreira do professor (centradas nos anos de experiência
profissional), e os ciclos de vida, indicando a dimensão pessoal como fundamental no
processo pelos quais os professores se constroem e dinamizam seu trabalho, deixando
claro que o aperfeiçoamento profissional está associado ao desenvolvimento pessoal,
ou faz parte dele. Ademais, são trazidas contribuições de autores que investigam o
trabalho docente, especialmente os que tratam da profissionalização, do
desenvolvimento profissional e dos saberes docentes, bem como de investigadores que
analisam a escola como produtora de cultura.
A abordagem metodológica é a biográfico-narrativa, que possibilita aos professores
falarem sobre o que conhecem e fazem, o que faziam ou o que poderiam ou deveriam
fazer, ou seja, permite a explicitação das dimensões do passado que pesam sobre as
situações atuais e sua projeção em formas desejáveis de ação. Os professores que
participaram da pesquisa exercem a docência na rede municipal de Pelotas e atuam na
área de Artes Visuais, todos formados pelo IAD. O estudo assume um caráter quantiqualitativo,
ao combinar questionário com entrevista. O questionário envolveu 40
professores e possibilitou conhecer características e expectativas formativas comuns no
coletivo [...] |
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