|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1.15
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Trajetórias de formação e a construção dos saberes docentes: investigando tempos e espaços formadores a partir da experiência de formação inicial |
Autor: |
|
Nelda Alonso dos Santos
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
511 |
Resumo |
|
O presente estudo tem como objetivo refletir e problematizar a trajetória de formação
de três professoras formadas no curso de Pedagogia da Universidade Federal do
Rio Grande entrelaçando-se com a própria vivência da autora desta pesquisa.
Portanto, busca abordar a construção dos saberes docentes tendo em vista as
experiências formativas vivenciadas na formação inicial com o olhar voltado para a
prática na escola básica, tempo e espaço vivenciado anteriormente na vida dos
sujeitos da pesquisa. Para isso, utiliza da investigação narrativa, como caminho
metodológico, para observar a importância atribuída a estas experiências como
construtoras dos saberes docentes. Deste modo, a abordagem metodológica que
orienta este trabalho, ao considerar a relevância da temática dos saberes docentes,
sua natureza e suas fontes de aquisição, está embasada em autores como Tardif e
Gauthier, para ao longo da pesquisa compreender e analisar os saberes inerentes
ao trabalho e à formação docente. A partir desta abordagem o estudo preocupa-se
com a formação docente dando destaque aos espaços-tempos formadores e
construtores de saberes, deste modo a pesquisa também se insere nas discussões
acerca da formação inicial de professores/as. Considerando estas duas abordagens
a pesquisa procura entender qual é o peso e ou lugar da formação inicial e da
prática como experiência de estágio na construção de seus saberes, a partir desta
finalidade a investigação busca responder as seguintes interrogações: a) Qual a
importância atribuída à experiência de estágio para a sua formação profissional
docente? b) Qual articulação estabelecida entre o curso de Pedagogia e a
experiência de estágio na escola? c) Como as professoras narram e interpretam
seus saberes mobilizados e construídos na formação inicial? Os resultados deste
estudo mostram a importância da experiência prática dentro da escola básica ao
longo do curso de formação de professores/as como vivência significativa na
construção dos saberes docentes, configurando assim um dos espaços-tempos de
formação e construção de saberes. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|