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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
772,74
KB
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Título: |
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A IMAGEM DO PENSAMENTO E O ENSINO DE FILOSOFIA |
Autor: |
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Luís Carlos Boa Nova Valério
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSM/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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248 |
Resumo |
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Este trabalho visa pensar os problemas do ensino de Filosofia a partir do
conceito de imagem do pensamento formulado por Gilles Deleuze, sendo "imagem"
a orientação que o pensamento dá a si mesmo. Esta orientação provém de
pressupostos subjetivos (o senso comum em geral ou a pré-filosofia) e objetivos (o
senso científico), que são responsáveis pelos conceitos dados em Filosofia na forma
estrita de proposições. Procuramos examinar o quanto muito dos problemas em
ensinar Filosofia no ensino médio ocorrem em face do aprendizado do pensamento
filosófico restrito à representação, ou seja, quando as proposições decidem sobre o
significado e o sentido na relação do conceito com o objeto. Tal pensamento dá-se
pela orientação de uma imagem que o torna naturalmente inclinado à verdade e
seguro pela boa vontade do pensador que a tudo prejulga, decidindo sobre o
verdadeiro e o falso por meio do quadrado da representação: a identidade do
conceito, a analogia dos juízos, a oposição dos predicados e a semelhança da
percepção. A imagem do pensamento, significada assim como imagem dogmática
do pensamento, coloca para o ensino da Filosofia e, especialmente, para o aprender
a pensar, um obstáculo a um começo sem pressupostos em Filosofia, a um
pensamento da diferença capaz de criar conceitos a novas formas de sentir, pensar,
ver, ouvir, falar e agir. |
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