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Título:  
  Avaliação da Eficiência dos Portos Utilizando Análise Envoltória de Dados: Estudo de Caso dos Portos da Região Nordeste do Brasil
Autor:  
  José Nauri Cazuza de Sousa Jr.   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFC/ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  156
Resumo  
  O sistema portuário é elemento-chave para o desenvolvimento macroeconômico da sua área de influência. A avaliação de desempenho do setor portuário torna-se fundamental para o monitoramento e o aprimoramento das atividades deste setor para buscar atingir a eficiência. A Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) é um método baseado em programação matemática, que analisa, com base nos recursos (inputs) e produtos (outputs) utilizados em dado processo, a eficiência de um conjunto de unidades tomadoras de decisão (Decision Making Units - DMU). O presente trabalho teve como objetivo elaborar e analisar modelo para a medição da eficiência dos portos da Região Nordeste do Brasil, no ano de 2006, adotando o método DEA. A seleção de variáveis foi feita com auxílio do método Compensatório de Normalização Única, o qual é determina as variáveis a serem utilizadas através do índice S que depende da eficiência média (relação causal) e da quantidade de DMU na fronteira (poder de discriminação). Foram analisadas as instalações e operações de contêineres e granéis sólidos dos principais portos da Região Nordeste. Este modelo foi aplicado, por intermédio dos programas SIADv3.0, aos 16 portos da região supracitada, sendo estes analisados por tipo de carga (contêiner e granel sólido). Os resultados obtidos, através da análise realizada, constataram que 14, dos 16 portos do Nordeste analisados, têm instalações precárias, com exceção do porto de Salvador, na movimentação de contêineres, e o terminal de São Luís1, na movimentação de granéis sólidos. As variáveis berço e calado nos modelos analisados foram as que tiveram maiores valores de pesos e estiveram presentes em vários cenários, ou seja, a eficiência analisada neste estudo tem forte relação com as variáveis citadas. A obtenção da eficiência portuária, efetuada por tipo de carga, auxilia no planejamento de médio e longo prazos, de forma a organizar os portos para aumentar a movimentação horária e a movimentação de cargas, contribuindo, assim, para a eficiência dos terminais. A Análise Envoltória de Dados mostrou-se como método que pode contribuir com os tomadores de decisões para análise, gestão e planejamento no setor portuário.
     
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