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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,48
MB
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Título: |
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(RE) pensando práticas pedagógicas no ensino de história: concepções de ensino e aprendizagem |
Autor: |
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Jurandir Gonçalves Lima
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FUFPI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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535 |
Resumo |
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Os estudos que têm como campo de pesquisa as "práticas pedagógicas" e as "concepções de
ensino e de aprendizagem" demonstram o caráter complexo e laborioso da atividade docente
em todos os níveis de ensino. Tal complexidade requer do profissional da docência o domínio
de um "repertório" diferenciado de conhecimentos e saberes. Neste locus complexo que é o
ambiente escolar, o ensino e a aprendizagem da "História" assume aspecto sui generis, uma
vez que, a História Ciência "transformou-se" muito ultimamente e, compreender como estas
mudanças se estendem ao ensino da História Disciplina, constitui papel importante para o
professor desta disciplina. Como o objetivo central deste estudo constitui analisar as práticas
pedagógicas dos professores de História do ensino médio procurando evidenciar nestas
práticas, as concepções de ensino/aprendizagem, perguntamos aos interlocutores da pesquisa
"quais as concepções de ensino e de aprendizagem subjacentes à prática pedagógica do
professor de História do ensino médio?" Para a realização desta pesquisa, tomou-se como
elemento central, a observação dos saberes pedagógicos dos professores de História
articulados com a sua atividade prática na docência. Nela observou-se a forma como o saber
fazer docente é colocado a serviço do ensino/aprendizagem. Posto o objetivo a ser atingido e a
questão a ser respondida, a concepção teórica e metodológica que orientou este estudo tem
fundamentação nas pesquisas qualitativas, tendo como "matéria-prima", além da literatura
consultada, as narrativas professorais construídas a partir do uso de "diários narrativos" de
aula e das entrevistas realizadas junto a quatro professores (as) de História do Liceu
Piauiense. Para a definição do perfil dos interlocutores e da escola locus da pesquisa,
trabalhou-se com dois tipos de questionários semi-estruturados. O foco da investigação
apontou ora para o saber fazer docente, ora para a emergência das concepções de ensino e de
aprendizagem e sua conseqüente repercussão na realidade formadora do alunado. Os
resultados da pesquisa apontaram para a existência de um conflito de paradigmas no campo
da atuação docente: um atuando no sentido da permanência do modelo educacional
"tradicional" e o outro modelo, fruto do advento da pós-modernidade, indicando renovação
deste ensino. Do ponto de vista estrutural, dentre os diferentes fatores negativos que
interferem na qualidade da educação, pode-se constatar como problemas a ser combatido com
urgência: a falta de investimentos na formação inicial e continuada de professores; a falta de
investimentos em tecnologias de educação e os baixos salários dos professores, sendo este
último provocador de baixa auto-estima no docente. Contribuíram na fundamentação desta
pesquisa, estudiosos do ensino de historia como Karnal, (2003), Fonseca (1997, 2003),
Bittencourt (2001), Castelo Branco, (2001, 2006), entre outros. No contexto da compreensão
do universo educacional, desde a formação inicial e continuada de professores até a sua
prática pedagógica no espaço escolar, recorremos a Behrens (2005, 2006), Pimenta (2004),
Tardif e Lessard (2005), Nóvoa (1991, 1997, 2002), Perrenoud (1999, 2000, 2001), Veiga
(1994, 2006), Brito (2006, 2007), Mendes Sobrinho (2006, 2007), entre outros. |
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