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Título:  
  (RE) pensando práticas pedagógicas no ensino de história: concepções de ensino e aprendizagem
Autor:  
  Jurandir Gonçalves Lima   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  FUFPI/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  535
Resumo  
  Os estudos que têm como campo de pesquisa as "práticas pedagógicas" e as "concepções de ensino e de aprendizagem" demonstram o caráter complexo e laborioso da atividade docente em todos os níveis de ensino. Tal complexidade requer do profissional da docência o domínio de um "repertório" diferenciado de conhecimentos e saberes. Neste locus complexo que é o ambiente escolar, o ensino e a aprendizagem da "História" assume aspecto sui generis, uma vez que, a História Ciência "transformou-se" muito ultimamente e, compreender como estas mudanças se estendem ao ensino da História Disciplina, constitui papel importante para o professor desta disciplina. Como o objetivo central deste estudo constitui analisar as práticas pedagógicas dos professores de História do ensino médio procurando evidenciar nestas práticas, as concepções de ensino/aprendizagem, perguntamos aos interlocutores da pesquisa "quais as concepções de ensino e de aprendizagem subjacentes à prática pedagógica do professor de História do ensino médio?" Para a realização desta pesquisa, tomou-se como elemento central, a observação dos saberes pedagógicos dos professores de História articulados com a sua atividade prática na docência. Nela observou-se a forma como o saber fazer docente é colocado a serviço do ensino/aprendizagem. Posto o objetivo a ser atingido e a questão a ser respondida, a concepção teórica e metodológica que orientou este estudo tem fundamentação nas pesquisas qualitativas, tendo como "matéria-prima", além da literatura consultada, as narrativas professorais construídas a partir do uso de "diários narrativos" de aula e das entrevistas realizadas junto a quatro professores (as) de História do Liceu Piauiense. Para a definição do perfil dos interlocutores e da escola locus da pesquisa, trabalhou-se com dois tipos de questionários semi-estruturados. O foco da investigação apontou ora para o saber fazer docente, ora para a emergência das concepções de ensino e de aprendizagem e sua conseqüente repercussão na realidade formadora do alunado. Os resultados da pesquisa apontaram para a existência de um conflito de paradigmas no campo da atuação docente: um atuando no sentido da permanência do modelo educacional "tradicional" e o outro modelo, fruto do advento da pós-modernidade, indicando renovação deste ensino. Do ponto de vista estrutural, dentre os diferentes fatores negativos que interferem na qualidade da educação, pode-se constatar como problemas a ser combatido com urgência: a falta de investimentos na formação inicial e continuada de professores; a falta de investimentos em tecnologias de educação e os baixos salários dos professores, sendo este último provocador de baixa auto-estima no docente. Contribuíram na fundamentação desta pesquisa, estudiosos do ensino de historia como Karnal, (2003), Fonseca (1997, 2003), Bittencourt (2001), Castelo Branco, (2001, 2006), entre outros. No contexto da compreensão do universo educacional, desde a formação inicial e continuada de professores até a sua prática pedagógica no espaço escolar, recorremos a Behrens (2005, 2006), Pimenta (2004), Tardif e Lessard (2005), Nóvoa (1991, 1997, 2002), Perrenoud (1999, 2000, 2001), Veiga (1994, 2006), Brito (2006, 2007), Mendes Sobrinho (2006, 2007), entre outros.
     
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