|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,63
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 - 1989) |
Autor: |
|
Daniel Mendes Gomes
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/SP/EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
658 |
Resumo |
|
Este trabalho aborda as mudanças de conteúdo da disciplina de Geografia no período de 1960 a 1989. O objetivo é contribuir para os estudos sobre História das Disciplinas Escolares com o estudo da Geografia como disciplina escolar, apontar as rupturas e continuidades dos saberes dessa disciplina. Buscando identificar o que está por trás das mudanças e continuidades dos conteúdos de Geografia serão analisadas as obras didáticas dos principais autores que escreveram no período delimitado. O livro didático é a principal fonte desta pesquisa, pois a análise que se propõe aqui é verificar as mudanças no currículo real. Além dessa, outras fontes de pesquisa também serão consultadas, as demais fontes serão as propostas e leis que organizam o currículo formal, os periódicos da disciplina em questão - o Boletim Paulista de Geografia, a revista Orientação e os anais de encontros e congressos de Geografia produzidos pela AGB |
|
|
|
|
|
|
|
|
|