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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
951,11
KB
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Título: |
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A contribuição da gestão democrática para o desenvolvimento profissional dos professores |
Autor: |
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Lurdi Haas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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667 |
Resumo |
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Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso vinculada à linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Ensino Fundamental e Superior. A proposta de pesquisa foca a contribuição da gestão democrática da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT frente ao desenvolvimento profissional do professor que traz a questão central: Como o exercício da gestão democrática tem contribuído para o desenvolvimento profissional dos professores? Tem como objetivos identificar como as diretoras dinamizam a organização escolar frente ao desenvolvimento profissional dos professores, relacionando os fatores que influenciam nesse processo, e compreender como a gestão democrática auxilia na construção da autonomia do professor. Este estudo se ancora em literaturas que discutem a gestão democrática, a cultura organizacional com origem no institucional e formação de professores enquanto desenvolvimento profissional. Utiliza-se da pesquisa qualitativa interpretativa fundamentada nos sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, tomando por instrumentos a entrevista em profundidade, a observação no local da prática escolar com o apoio de análise documental dos planos de ação elaborados para o pleito eleitoral. Participam como sujeitos da pesquisa, diretoras efetivas eleitas de oito escolas municipais de Cuiabá onde atendem 5.798 alunos matriculados da Educação Básica. Os resultados das análises em relação aos planos de ação desvelam algumas dimensões com maior ênfase que outras, como a pedagógica, desdobrada na adesão à gestão democrática, a inclusão de todos os alunos e a formação do professor. A entrevista em profundidade traz a análise na tentativa de compreender a prática vivida nas unidades escolares. A partir deste trabalho pode-se observar que há intenção na construção da concepção democrática que contemple a organização de dinamização para o desenvolvimento profissional para aprender com autonomia os processos em uma gestão democrática. Constata-se ainda a necessidade do coletivo da escola compreender esse espaço de construção de relações sociais, engendradas por um contexto específico em que se insere, sem contudo desconsiderar o contexto mais amplo, o sócio-histórico. Necessário também repensar as relações de trabalho que se constroem e reconstroem em seu interior e com isso ressignificar o princípio fundante da gestão democrática: a participação, em função da complexidade nas relações do desenvolvimento humano enquanto espaço para refletir e construir novos saberes. |
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