Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  951,11 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A contribuição da gestão democrática para o desenvolvimento profissional dos professores
Autor:  
  Lurdi Haas   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  667
Resumo  
  Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso vinculada à linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Ensino Fundamental e Superior. A proposta de pesquisa foca a contribuição da gestão democrática da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT frente ao desenvolvimento profissional do professor que traz a questão central: Como o exercício da gestão democrática tem contribuído para o desenvolvimento profissional dos professores? Tem como objetivos identificar como as diretoras dinamizam a organização escolar frente ao desenvolvimento profissional dos professores, relacionando os fatores que influenciam nesse processo, e compreender como a gestão democrática auxilia na construção da autonomia do professor. Este estudo se ancora em literaturas que discutem a gestão democrática, a cultura organizacional com origem no institucional e formação de professores enquanto desenvolvimento profissional. Utiliza-se da pesquisa qualitativa interpretativa fundamentada nos sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, tomando por instrumentos a entrevista em profundidade, a observação no local da prática escolar com o apoio de análise documental dos planos de ação elaborados para o pleito eleitoral. Participam como sujeitos da pesquisa, diretoras efetivas eleitas de oito escolas municipais de Cuiabá onde atendem 5.798 alunos matriculados da Educação Básica. Os resultados das análises em relação aos planos de ação desvelam algumas dimensões com maior ênfase que outras, como a pedagógica, desdobrada na adesão à gestão democrática, a inclusão de todos os alunos e a formação do professor. A entrevista em profundidade traz a análise na tentativa de compreender a prática vivida nas unidades escolares. A partir deste trabalho pode-se observar que há intenção na construção da concepção democrática que contemple a organização de dinamização para o desenvolvimento profissional para aprender com autonomia os processos em uma gestão democrática. Constata-se ainda a necessidade do coletivo da escola compreender esse espaço de construção de relações sociais, engendradas por um contexto específico em que se insere, sem contudo desconsiderar o contexto mais amplo, o sócio-histórico. Necessário também repensar as relações de trabalho que se constroem e reconstroem em seu interior e com isso ressignificar o princípio fundante da gestão democrática: a participação, em função da complexidade nas relações do desenvolvimento humano enquanto espaço para refletir e construir novos saberes.
     
    Baixar arquivo