|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
14,26
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Photography in Shakespeare and performance: a pictorial study of Cacá Rosset's A COMÉDIA DOS ERROS |
Autor: |
|
Rosemeire Todão
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Inglês |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSC/LETRAS (INGLÊS E LITERATURA CORRESPONDENTE) |
Área Conhecimento |
|
ARTES |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
548 |
Resumo |
|
Desde seu advento, fotografias têm sido usadas como veículo de registro de imagens,
sejam elas para recordação ou como prova física de que algo existiu no passado. O uso
de fotografias como documento histórico se estende por diversas áreas devido a suas
características físicas estáticas e imutáveis que permitem que imagens sejam utilizadas
como fontes de análise e estudo. É neste contexto que fotografias de uma montagem de
A Comédia dos Erros permitem um estudo detalhado de seus conteúdos e possíveis
significados. É através da fotografia de uma cena que o analista consegue detectar
ixparticularidades de um momento da performance que já não mais existe e assim
reconstruir seu momento dentro do espetáculo. Com a ajuda de indicações iconográficas
aliadas ao texto dramático é possível obter mais detalhes de uma cena, até mesmo
identificar o exato momento da performance a qual a imagem se refere. Considerando
que toda fotografia é um resíduo do passado, cabe ao interprete ler e compreender a
imagem fotográfica baseado em sua bagagem sócio-cultural que possibilitará a
construção de significados dos fragmentos implícitos na imagem. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|