Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  743.82 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Cuidado e educação: uma abordagem fenomenológico-hermenêutica a partir de Martin Heidegger
Autor:  
  Crisóstomo Lima do Nascimento   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFF/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  421
Resumo  
  Esta pesquisa procurou promover uma reflexão dos saberes e fazeres educacionais à luz da fenomenologia hermenêutica do filósofo alemão Martin Heidegger. A partir de uma apresentação dos principais conceitos deste pensador, que ficou conhecido por implementar uma crítica à metafísica tradicional, responsável, segundo ele, pelo esquecimento da diferença ontológica entre ser e ente, procuramos dar realce à compreensão ontológica do cuidado, como estrutura fundante de todo e qualquer modo do ser-com. Em seguida, intentamos identificar e compreender os elementos de cunho teórico mais recorrentemente presentes nas perspectivas educacionais, tornando-se balizadores de visadas necessárias de serem explicitadas e tematizadas com maior nível de rigor, elucidando suas visões de mundo subjacentes. Por fim, promovendo um cruzamento destas dinâmicas, procuramos dar visão às possibilidades de compreensão de boa parte das relações educacionais à luz das modulações do cuidado heideggereano, permitindo aflorar sentidos, muitas vezes em dimensões pré-predicativas, que norteiam o cotidiano escolar em seus múltiplos desdobramentos.
     
    Baixar arquivo