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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
807,58
KB
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Título: |
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Conceitos bakhtinianos no contexto da reformulação curricular da educação básica do Paraná |
Autor: |
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Ivanize Ribeiro de Souza
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEM/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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704 |
Resumo |
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Esta pesquisa situa-se no contexto da reformulação curricular da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná; que desencadeou o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Estaduais DCE para as doze disciplinas desse nível de ensino. Tal processo iniciou-se em 2003; marcado por fortes críticas às influências dos ideais neoliberais e conservadores na educação e pela proposição de processos educativos pautados em princípios progressistas; embasados nas teorias críticas de currículo. A investigação proposta fundamenta-se na teoria enunciativa (BAKHTIN/VOLOCHINOV; 1992; BAKHTIN; 2003) e consiste em compreender as manifestações desse aporte teórico na construção das Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa DCE-LP (PARANÁ; 2008); a fim de possibilitar respaldo teórico e metodológico aos estudos sobre o ensino de língua materna na Educação Básica. Com base nos princípios da Linguística Aplicada; seus objetivos são: a) identificar; nas DCELP; os aspectos teóricos que envolvem o trabalho com a língua materna na Educação Básica; b) cotejar os conceitos da teoria da enunciação; propostos para o trabalho de ensino e aprendizagem de língua materna; com os conceitos apresentados no documento governamental; c) indicar sugestões de revisões dos conceitos tratados no texto curricular; a partir dos resultados da pesquisa. Essa prática reflexiva envolve o levantamento da história do currículo do Estado do Paraná entre os anos de 1980 e 2010; o delineamento e a sistematização em forma de quadro sinótico das características de interação que constituem a teoria enunciativa de linguagem; bem como; o processo de leitura reflexiva de quatro versões sistematizadas na elaboração do documento curricular oficial; das quais são elencados os principais conceitos teóricos abordados; assim como é acompanhado o percurso de sua compreensão ao longo das versões. Através da metodologia da triangulação de dados; em que se tomam como parâmetros as definições contidas na última versão do documento e a síntese da teoria enunciativa em Bakhtin; percebe-se; em alguns aspectos; um processo crescente de reflexões e amadurecimento teórico e a opção mais intensa pela teoria enunciativa; que exigiu que alguns conceitos fossem mais evidenciados enquanto outros fossem gradativamente se diluindo. Ao mesmo tempo; nota-se uma tendência à superficialidade na abordagem de conceitos tidos como fundamentais e que; quando não compreendidos; comprometem a efetivação de práticas pedagógicas embasadas na teoria enunciativa de linguagem. Esse fato parece ter exigido; na última versão do documento; sua configuração como um texto de caráter mais instrutivo do que como fonte de sustentação teórico-metodológica das práticas pedagógicas do professor. |
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