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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.76
MB
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Título: |
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Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta |
Autor: |
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Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
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Categoria: |
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Educação |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[ea] Edição do Autor
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Instituição:/Programa |
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PUCRS |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1,332 |
Resumo |
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A pesquisa científica na área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) tem se focado na
compreensão de diferentes aspectos da identificação e atendimento de crianças e adolescentes. A presente tese de Doutorado é um estudo de caso qualitativo que teve como objetivo geral compreender a
forma como a Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD) adulta constrói sua identidade como tal, propondo estratégias educacionais para uma construção sadia dessa identidade e para seu desenvolvimento. O referencial teórico está alicerçado nos conceitos de inteligência de Gardner (1993,
2000) e de superdotação de Renzulli (1975, 1986), buscando também autores como Erikson (1987),
Woodward (2002) e Silva (2000), Gross (1998) e Silverman (1995, 1998), para auxiliar na elaboração relativa à identidade e autores que discutem o desenvolvimento humano ao longo de toda a vida, como Papalia, Olds e Feldman (2006), Schaie e Willis (2000) e Mosquera (1987), entre outros. A investigação teve como participantes 10 adultos (5 formalmente identificados e 5 que apresentavam indicadores claros de AH/SD, não identificados formalmente antes desta pesquisa), atualmente residentes em 4 estados brasileiros e 2 países estrangeiros que, em algum momento de suas vidas, viveram no Brasil.
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