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Título:  
  Memórias de professoras:o Instituto de Educação de Porto Alegre e as pedagogias de reciprocidade cidade/escola
Autor:  
  Ivany Souza Ávila   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  279
Resumo  
  Esta tese debruça-se sobre as memórias de alunas e de professoras da Escola Normal do Instituto de Educação de Porto Alegre (IE) no período de 1950 a 1970 e toma essa instituição como campo, sujeito e objeto da pesquisa. Este estudo se vem constituindo ao longo de minha vida escolar e profissional e sua importância se justifica pelos entremeios da minha própria história, pelos estudos teóricos que foram balizando minhas ações pedagógicas e meus constantes questionamentos. A construção deste objeto de pesquisa orientou-se por questões relacionadas ao IE, como escola formadora de professoras, ao que a instituiu no contexto histórico e os sentidos que, daí, se produziram e que estão registrados no vivido que emerge das memórias. Trata-se, pois, de um estudo que investigou o Instituto de Educação e o processo de formação de professoras, para melhor compreendê-lo, no período ali desencadeado, interligando com as pedagogias da cidade e cotejando-o com o processo, por mim denominado, de Pedagogias de Reciprocidade Cidade/Escola. Os estudos sobre história, memórias, formação do professores, pedagogias da cidade, cidade educadora, tendências pedagógicas, dentre outros, foram compondo este trabalho. A análise valeu-se dos aportes etnográficos, dos chamados estudos da memória, da história oral e das pedagogias da cidade. Esta é, pois, uma tese que não se pretende parâmetro para a educação, no tempo presente, mas posso dizer que alguns elementos foram marcantes no processo de constituição de professoralidades. Assim, o currículo, o corpo docente, o lugar de destaque desta escola no cenário educacional, a construção de laços identitários e de pertencimento foram significativos nesse processo. É possível também defender a idéia de que as professoralidades, humanidades se produziram nos atravessamentos com pedagogias urbanas.
     
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