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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
162.37
KB
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Título: |
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Estudo longitudinal do perfil funcional da comunicação de adolescentes autistas |
Autor: |
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Danielle Azarias Defense
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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USP/CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO |
Área Conhecimento |
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FONOAUDIOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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540 |
Resumo |
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O autismo é caracterizado por um prejuízo na tríade de desenvolvimento nas áreas de socialização, cognição e linguagem, o que nos remete à necessidade de se avaliar todos estes aspectos e a inter-relação entre eles. Outro aspecto importante é a questão de várias pesquisas abordarem mudanças nesses aspectos ao longo do tempo, sendo necessários estudos com adolescentes e adultos autistas para melhor caracterização de seus sintomas e da evolução observada no desenvolvimento. O objetivo geral dessa pesquisa foi traçar o perfil comunicativo de um grupo de autistas adolescentes institucionalizados, considerando os aspectos sócio-comunicativos, sócio-cognitivos e comportamentos. Foram sujeitos dessa pesquisa oito adolescentes autistas institucionalizados que foram avaliados durante seis meses a respeito do perfil funcional de comunicação, do desempenho sócio cognitivo, da escala de adaptação sócio-comunicativa e da escala "Autism Behavior Checklist" (ABC). Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística não paramétrica. Foi observada evolução quanto ao número de atos comunicativos e à proporção de funções comunicativas interpessoais entre o primeiro e o segundo momento de coleta de dados (três meses) e quanto ao desempenho sócio-cognitivo em situação espontânea entre o primeiro e o terceiro momentos (seis meses). Outro resultado importante foi que níveis de maior ou menor adaptação sócio-comunicativa não determinam melhor desempenho e/ou evolução nos resultados do perfil funcional de comunicação e que há relação entre maior pontuação no ABC com menores escores no desempenho sócio-cognitivo assim como nos atos comunicativos produzidos. Conclui-se que é possível observar evolução na linguagem na faixa etária da adolescência em sujeitos autistas. Os aspectos sócio-cognitivos, linguagem e socialização estão relacionados também à maior gravidade do quadro. |
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