Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,54 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Proposta de resolução do problema de logística reversa do óleo residual de fritura
Autor:  
  Christiany Loss Rigo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFES/ENGENHARIA CIVIL
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA CIVIL
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  246
Resumo  
  Com a crescente preocupação com a proteção ambiental, houve significativas alterações nos processos logísticos. Além do processo de distribuição de mercadorias para os clientes, as embalagens reutilizáveis e os bens a serem reciclados ou remanufaturados precisam ser transportados na direção inversa. Esse tipo de processo recebe o nome de logística reversa. Na literatura especializada, problemas desse tipo podem ser resolvidos por meio do Problema de Coleta e Entrega Simultânea (Vehicle Routing Problem with Simultaneous Pickup and Delivery – VRPSPD), que é uma subclasse mais específica do problema de roteirização de veículos com coleta e entrega. Esta dissertação tem como objetivo desenvolver uma proposta de resolução do problema de logística reversa das embalagens utilizadas para recolher o óleo residual de fritura que será utilizado para produção de biodiesel, modelado como um problema de Coleta e Entrega Simultânea com Janela de Tempo, usando uma ferramenta SIG-T. O problema consiste na entrega de bombonas vazias e coleta de bombonas cheias com óleo residual de fritura para uma indústria de beneficiamento que utiliza este óleo como insumo para a produção de biodiesel. Foram criados dezoito cenários para testar alternativas de solução do problema, onde foram avaliados os parâmetros: alocação de diferentes tipos de veículos de coleta e entrega, utilização de frota heterogênea, alteração nos tempos de entrega e coleta, variações nas janelas de tempo de atendimento e restrição de duração máxima da rota. Por fim, foram feitas as análises de todos os resultados alcançados e é apresentada a conclusão da dissertação com propostas de trabalhos futuros.
     
    Baixar arquivo