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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A representatividade do ENADE e sua influência nos fatores críticos de sucesso relacionados à gestão do conhecimento em uma instituição de educação superior privada
Autor:  
  Caio Eduardo de Guido Polizel   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  FUCAPE/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  324
Resumo  
  Este estudo descreve e analisa como a representatividade do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) influencia nos fatores críticos de sucesso relacionados à gestão do conhecimento em uma instituição de educação superior privada – IESP. Buscou-se fundamentação teórica nos Fatores Críticos de Sucesso - FCS e na Gestão do Conhecimento - GC, bem como nas dez dimensões avaliativas do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) para propor seis categorias de análise, intituladas FCSI (Fatores Críticos de Sucesso em IES), articuladas com as cinco etapas da GC. Metodologicamente a pesquisa caracterizase como qualitativa, descritiva e analítica. Utilizou-se o método de estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a observação assistemática e a análise documental. Para aplicar a pesquisa, considerarm-se três aspectos centrais: a representatividade do ENADE; a contribuição de cada FCSI para o resultado do ENADE; e, as ações gerenciais decorrentes do resultado do ENADE. Os resultados indicam que o ENADE vem ampliando sua representatividade dentro da IES no decorrer dos anos. Verificou-se que os seis FCSI propiciam de alguma forma o resultado positivo obtido pela IES no ENADE, principalmente nos aspectos relacionados à autonomia e avaliação do corpo docente, redução do distanciamento entre Mantenedora e Mantida e políticas eficientes de armazenamento. Os dados mostram hierarquia de FCSI, sendo os mais relevantes para a IES os seguintes: Políticas Educacionais e Avaliação Institucional. No aspecto gestão do conhecimento, observou-se na IES falta de gestão disseminada, revelando GC incipiente.
     
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