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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
398,49
KB
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Título: |
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Desafios e tendências para a educação gerencial em ambientes de negócios sustentáveis: um estudo de caso em uma escola de negócios brasileira |
Autor: |
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Kátia Cyrlene de Araujo Vasconcelos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FUCAPE/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Área Conhecimento |
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ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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143 |
Resumo |
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O objeto de estudo desta dissertação são os desafios e as tendências da educação gerencial em ambiente de negócios sustentáveis. Tem como objetivo geral descrever e analisar como o projeto pedagógico dos programas de educação gerencial de uma escola de negócios brasileira articula a formação de gestores para atuação em ambientes de negócios sustentáveis. A relevância da pesquisa encontra-se no fato de que o tema educação gerencial já é reconhecido, por meio de pesquisas anteriores, como condição primordial para o desenvolvimento de competências que assegurem a sobrevivência empresarial. Logo, pesquisar o projeto pedagógico de educação gerencial de uma escola de negócios, sob a perspectiva de formação para atuação em ambientes de negócios sustentáveis, justifica-se: (1) pela possibilidade de contribuir com a ampliação de estudos sobre o tema sustentabilidade e educação gerencial, (2) ampliar esta discussão dentro da academia e dos centros de formação gerencial de forma que sustentabilidade possa ser entendida de maneira transversal e não como uma disciplina isolada, e (3) contribuir para o aprimoramento de estudos sobre a educação gerencial e da estruturação de projetos pedagógicos menos convencionais e instrumentais e mais integradores e reflexivos. Trata-se de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais do corpo diretivo e técnico de uma escola de negócios brasileira. Os resultados mostram que há esforços significativos por parte desta escola para articular projetos pedagógicos com base em pressupostos de uma educação para a sustentabilidade. Entretanto, as escolas podem viver situações paradoxais ao buscar atender as demandas de um mundo corporativo que ainda insiste em práticas gerenciais que já não são mais suficientes para o modelo de negócios em ambientes sustentáveis. |
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