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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
23,71
MB
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Título: |
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Ludoterapia: uma estratégia da pedagogia hospitalar na ala pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe |
Autor: |
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Carla Daniela Kohn
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FUFSE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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451 |
Resumo |
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O estudo que apresentamos; é o relato de uma experiência realizada na ala pediátrica do
Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe; no período de agosto de
2008 à agosto de 2009; e tem por objetivo descrever a importância do trabalho
desenvolvido pelo pedagogo dentro da Pedagogia Hospitalar; utilizando a ludoterapia
como estratégia pedagógico-educacional; para crianças e adolescentes internados.
Mostrando que a educação e a aprendizagem também são possíveis dentro do hospital e
podem contribuir para o bem-estar deste paciente que esta privado das interações sociais
próprias da infância; e que pode ter seu desenvolvimento comprometido. A retomada da
função do hospital ao longo da história nos possibilitou vislumbrar seu papel na
sociedade de hoje; onde em nome de uma racionalidade técnica busca priorizar a doença
e não o doente; negligenciando o aspecto integral da pessoa humana. Sob as
perspectivas teóricas de Vygotsky e Wallon; buscamos fundamentar nosso
entendimento acerca do desenvolvimento infantil; uma vez que a partir de seus
postulados; reafirmamos a necessidade das interações sociais e da aprendizagem junto à
criança hospitalizada. Visto que mesmo em situação de adoecimento a mesma continua
se desenvolvendo e se torna imprescindível; ações que permitam a ela elaborar os
efeitos negativos decorrentes da hospitalização. Chegou-se a conclusão que a
intervenção do pedagogo é essencial nesse ambiente; que o uso da ludoterapia como
estratégia pedagógica no desenvolvimento das atividades contribuiu de forma relevante
para o atendimento integral à criança hospitalizada. E que existe uma necessidade dos
cursos de formação de educadores prepararem profissionais para atuarem em ambiente
hospitalar. |
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