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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
9.26
MB
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Título: |
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Por uma propedêutica poética no ensino de filosofia para crianças e jovens |
Autor: |
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Carlos Francisco de Paula Nadalim
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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467 |
Resumo |
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Este trabalho apresenta a proposta da arte poética enquanto elemento propedêutico
no ensino de filosofia para crianças e jovens. Com o advento da lei n° 11.684; de
dois de junho de 2008; que altera o art. 36 da Lei n° 9.394; de 20 de dezembro de
2006 e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; inserindo as
disciplinas de filosofia e sociologia como obrigatórias nos currículos de ensino
médio; acentua-se as discussões sobre a validade ou não do ensino da filosofia aos
alunos que se encontram nesta faixa etária e que possam comprometer o estudo da
mesma. Um conjunto de fatores se entrecruza na busca de uma resposta para a
questão. De um lado; a possibilidade não muito clara do papel da filosofia enquanto
elemento indispensável para o projeto de saída da menoridade e;
consequentemente; o exercício consciente da liberdade; de outro; o problema dos
prazeres e utilidades que acabam se sobrepondo nas escolhas das crianças e
jovens em suas atividades; comprometendo a validade de uma prática intelectual e
existencial que possui como fim a busca pela verdade. Descreve a insatisfatória
resposta kantiana para o problema pedagógico em questão perante os obstáculos
apontados por filósofos como Sócrates; Platão e Aristóteles no tocante ao ensino de
filosofia para indivíduos inseridos nesta faixa etária. No entanto; não invalida o
desenvolvimento da disciplina por ser uma realidade existente em nossas escolas
brasileiras. Neste sentido; sob o rótulo de filosofia; assinala como alternativa o
desenvolvimento de um ensino propedêutico que visa direcionar adequadamente os
futuros estudantes de filosofia. Por meio da arte poética; destaca a importância da
inserção introdutória do aluno em um mundo de impressões possíveis e
verossímeis que acabaria gerando o alargamento de suas experiências sobre
temáticas abordadas em níveis de discursos como o dialético. Assim; descreve a
transição da doxa para a episteme sem saltar estágios que; quando suprimidos;
impossibilitam a construção de conceitos efetivamente universais; pois um número
reduzido de experiências possíveis acaba gerando abstrações parciais como se
universais fossem. Além disso; menciona o perigo do desprendimento das
estruturas lingüísticas com relação às experiências correspondentes que abririam
as portas para a prática da logomaquia. Destaca a importância do conhecimento
das estruturas simbólicas que permeiam as artes nos processos pedagógicos que
visam fomentar as tensões possíveis presentes neste tipo de linguagem.
Exemplifica essa metodologia aplicando-a especialmente na análise do filme Onde
fica a casa do meu amigo? e demonstra a eficácia dessa linguagem na inserção de
crianças e jovens no caminho que levará à filosofia. |
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