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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,17
MB
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Título: |
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O processo de constituição da identidade docente - vozes de professoras alfabetizadoras |
Autor: |
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Terezinha Gomes da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FUFPI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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238 |
Resumo |
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As vivências no espaço escolar, como professora alfabetizadora e supervisora de professoras
alfabetizadoras, instigaramme
a investigar o processo de constituição da identidade da
professora alfabetizadora refletindo sobre as possibilidades de uma atuação profissional
autônoma. Para atingir esse objetivo, desenvolvemos estudos teóricos e uma pesquisa
empírica tendo como fundamento teóricometodológico
os princípios do Materialismo
Histórico e Dialético. Os estudos teóricos nos possibilitaram compreender a identidade como
um processo psíquico que é social, histórico e culturalmente (re)construído. A base desse
entendimento foram alguns dos postulados da Psicologia SócioHistórica
de Vygotsky (1996,
2000) e Leontiev (1978), da teoria psicogenética de Wallon (1979) e, em especial, da
concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (1994, 1995). Recorremos
também às idéias de Nóvoa (1995a, 1995b), Gatti (1996), Pimenta (1996), entre outros
autores, para entendermos que no movimento de se tornar professor, articulase
componentes
de ordem objetiva e de ordem subjetiva que constituem a identidade docente. A pesquisa
empírica envolveu 30 alfabetizadoras do Município de Teresina e foi desenvolvida em duas
etapas. Na primeira, aplicamos um questionário com questões aberta e fechada para
apreendermos dados representativos desse grupo de professoras, como perfil, aspectos da
profissionalidade, motivos da escolha e permanência na alfabetização e os sentidos que estão
dando à prática alfabetizadora. Na segunda etapa, trabalhamos com narrativas de história de
vida de três alfabetizadoras, para desvelarmos o movimento que descreve e explica o processo
de se tornar professora alfabetizadora, analisando se a identidade construída vai em direção da
autonomia. Os resultados revelaram que a identidade alfabetizadora foi sendo construída com
base em múltiplas e distintas determinações, sobretudo, aquelas oriundas do contexto
socioeconômico e das interações com os outros que lhe foram significativos. O processo de
construção da profissionalidade foi mediado por investimentos em formação continuada, que
possibilitaram a essas professoras desenvolverem o seu fazer com mais segurança. Os motivos
que as levaram a ser e a permanecer alfabetizadoras tiveram suas bases no mundo objetivo,
porém, foram ressignificados no plano subjetivo. Assim é que, apesar do malestar
docente, as
professoras revelaram que se sentem satisfeitas, gostam de alfabetizar e se identificam com a
ação alfabetizadora, o que nos faz concluir que os caminhos percorridos por elas apontam em
direção da autonomia profissional. |
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