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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
10,48
MB
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Título: |
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Os desafios da implementação do currículo integrado no proeja em Rio Verde-GO |
Autor: |
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Camila Aparecida de Campos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFG/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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183 |
Resumo |
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Este trabalho é vinculado à linha de pesquisa Estado e Políticas Educacionais. Esta
pesquisa analisa uma experiência em curso do Programa Nacional de Integração da
Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e
Adultos (Proeja) no Estado de Goiás; cidade de Rio Verde; no período de 2006 a 2009;
objetivando discutir as configurações do currículo integrado implementado. Buscamos
responder à pergunta como foi implementado o currículo integrado em Rio verde?.
Coube; portanto traçar os caminhos da construção do que hoje se chama de currículo
integrado. Recorremos à teoria do currículo; considerando que o fundante na construção
desse currículo é uma relação de trabalho humanizadora; portanto; não há como se falar de
currículo integrado sem pontuar ainda qual o trabalho que estamos vivenciando e qual a
compreensão teórica do conceito. Para tanto; utilizamos as contribuições de Marx (2004;
1989) e Marx e Engels (2004). Organizamos para nossa pesquisa qualitativa um
acompanhamento in loco para a observação; que contou com o apoio de um Diário de
Campo; construído durante todo o tempo em que estivemos presentes na instituição.
Propusemos um questionário aos alunos e outro aos professores; que completaram algumas
lacunas. No entanto; foi necessário ainda contar com o apoio de entrevistas dos
professores. As nossas conclusões sinalizam para o fato de que a realidade ocorre de
forma combinada; pois os pilares fundantes; como a desigualdade; atingem a todas as
pessoas; mas; por diversos motivos; interferência cultural; etc.; cada localidade constrói
outras determinações. Assim é o curso de Proeja em Rio Verde-GO; por um lado traços da
dualidade entre o saber e o fazer; e por outro um esforço; proveniente de diversas
movimentações; para se aproximar e conhecer mais sobre a formação integrada. |
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