Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  10.48 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Os desafios da implementação do currículo integrado no proeja em Rio Verde-GO
Autor:  
  Camila Aparecida de Campos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFG/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  657
Resumo  
  Este trabalho é vinculado à linha de pesquisa Estado e Políticas Educacionais. Esta pesquisa analisa uma experiência em curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Estado de Goiás; cidade de Rio Verde; no período de 2006 a 2009; objetivando discutir as configurações do currículo integrado implementado. Buscamos responder à pergunta como foi implementado o currículo integrado em Rio verde?. Coube; portanto traçar os caminhos da construção do que hoje se chama de currículo integrado. Recorremos à teoria do currículo; considerando que o fundante na construção desse currículo é uma relação de trabalho humanizadora; portanto; não há como se falar de currículo integrado sem pontuar ainda qual o trabalho que estamos vivenciando e qual a compreensão teórica do conceito. Para tanto; utilizamos as contribuições de Marx (2004; 1989) e Marx e Engels (2004). Organizamos para nossa pesquisa qualitativa um acompanhamento in loco para a observação; que contou com o apoio de um Diário de Campo; construído durante todo o tempo em que estivemos presentes na instituição. Propusemos um questionário aos alunos e outro aos professores; que completaram algumas lacunas. No entanto; foi necessário ainda contar com o apoio de entrevistas dos professores. As nossas conclusões sinalizam para o fato de que a realidade ocorre de forma combinada; pois os pilares fundantes; como a desigualdade; atingem a todas as pessoas; mas; por diversos motivos; interferência cultural; etc.; cada localidade constrói outras determinações. Assim é o curso de Proeja em Rio Verde-GO; por um lado traços da dualidade entre o saber e o fazer; e por outro um esforço; proveniente de diversas movimentações; para se aproximar e conhecer mais sobre a formação integrada.
     
    Baixar arquivo