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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,08
MB
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Título: |
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Aquisição de conceitos por alunos surdos inseridos no ensino superior |
Autor: |
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Evaldina Rodrigues
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEM/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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128 |
Resumo |
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A formação de conceito por alunos do Ensino Superior constitui uma necessidade
e, no caso de alunos surdos, os estudos a respeito da prática de sala de aula
nesse nível de escolaridade são rarefeitos e demandam, por isso, mais pesquisas
e ações políticas que possam modificar as condições de vida desses indivíduos.
Analisar a prática educativa é um critério para compreender como o ensino
propicia a formação de conceito no aluno. O conceito é mais do que um conjunto
de conhecimentos sobre um objeto de estudo, é saber utilizá-lo e operar com ele,
incluindo a generalização, realização de análise e de síntese. Nesta pesquisa,
objetivou-se conhecer a prática realizada em sala de aula com alunos surdos,
tendo em vista a finalidade de apropriação de conceitos por esses alunos.
Buscou-se conhecer como os alunos surdos apreendem conceitos científicos e
quais são os processos mediacionais organizados pelos docentes. Observaramse
nove turmas de duas instituições de Ensino Superior, nas quais estão inseridos
treze alunos surdos, com idade entre 21 e 42 anos. Os critérios para coleta e
análise dos dados foram: a mediação dos professores, os materiais e recursos
por eles utilizados, a internalização e concretude dos conceitos pelos alunos. Os
resultados indicam a escassez de intervenções de ensino pensadas e
organizadas para o aluno surdo; aulas expositivas, com pouca utilização de giz ou
outro recurso e atividade; interação insuficiente entre os alunos surdos e seus
colegas e professores. Esses fatores se refletem nas produções dos alunos, nas
quais é possível perceber a dificuldade na compreensão dos conteúdos
trabalhados; constatou-se que, em várias situações, o aluno não sabia o tema em
pauta da aula. São significativos os avanços na educação de pessoas surdas, no
entanto, há muito que ser feito especialmente com relação à prática educativa em
sala de aula. |
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