Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2,08 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Aquisição de conceitos por alunos surdos inseridos no ensino superior
Autor:  
  Evaldina Rodrigues   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEM/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  128
Resumo  
  A formação de conceito por alunos do Ensino Superior constitui uma necessidade e, no caso de alunos surdos, os estudos a respeito da prática de sala de aula nesse nível de escolaridade são rarefeitos e demandam, por isso, mais pesquisas e ações políticas que possam modificar as condições de vida desses indivíduos. Analisar a prática educativa é um critério para compreender como o ensino propicia a formação de conceito no aluno. O conceito é mais do que um conjunto de conhecimentos sobre um objeto de estudo, é saber utilizá-lo e operar com ele, incluindo a generalização, realização de análise e de síntese. Nesta pesquisa, objetivou-se conhecer a prática realizada em sala de aula com alunos surdos, tendo em vista a finalidade de apropriação de conceitos por esses alunos. Buscou-se conhecer como os alunos surdos apreendem conceitos científicos e quais são os processos mediacionais organizados pelos docentes. Observaramse nove turmas de duas instituições de Ensino Superior, nas quais estão inseridos treze alunos surdos, com idade entre 21 e 42 anos. Os critérios para coleta e análise dos dados foram: a mediação dos professores, os materiais e recursos por eles utilizados, a internalização e concretude dos conceitos pelos alunos. Os resultados indicam a escassez de intervenções de ensino pensadas e organizadas para o aluno surdo; aulas expositivas, com pouca utilização de giz ou outro recurso e atividade; interação insuficiente entre os alunos surdos e seus colegas e professores. Esses fatores se refletem nas produções dos alunos, nas quais é possível perceber a dificuldade na compreensão dos conteúdos trabalhados; constatou-se que, em várias situações, o aluno não sabia o tema em pauta da aula. São significativos os avanços na educação de pessoas surdas, no entanto, há muito que ser feito especialmente com relação à prática educativa em sala de aula.
     
    Baixar arquivo