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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,89
MB
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Título: |
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Bullying: preconceito, estigmas e desafios da educação para a paz |
Autor: |
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Neura Cézar
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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401 |
Resumo |
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O bullying caracteriza-se como uma violência cruel que se manifesta na interação entre estudantes com a intenção de perseguir e intimidar, sem que existam razões que justifiquem as ações violentas, denotando a existência de conflito com valores. Essa prática de violência também se revela na relação professor e estudante, sendo evidenciada, sobretudo por meio de agressões verbais, físicas e atitudinais. A pesquisa surgiu da interrogação acerca das consequências dos comportamentos agressivos entre estudantes e entre estes e seus professores, a partir da vivência de situações no ambiente escolar. Os recentes estudos e pesquisas nacionais e internacionais apontam que o bullying está presente em diversas instituições educativas, tendo maior incidência na escola. Diante disso, esta dissertação tem como foco compreender a forma como o bullying se manifesta no cotidiano escolar e na vivência dos estudantes, a partir do olhar dos próprios estudantes, do corpo técnicopedagógico e das famílias. O trabalho se desenvolve na modalidade de pesquisa qualitativa, de base fenomenológica existencial, iluminado, sobretudo pelo pensar de Maurice Merleau- Ponty e Paulo Freire, e seguiu o modelo de inserção etnográfica por permitir a imersão da pesquisadora no ambiente histórico concreto do estudo. A pesquisa foi realizada em três escolas, sendo duas públicas e uma particular, na cidade de Cuiabá/MT, em 2009, tendo como participantes 35 estudantes, 17 educadores e seis famílias. Os procedimentos utilizados para a apreensão e interpretação dos significados e significantes da pesquisa são: observação participante, entrevista semiestruturada e história de vida. Nas observações, atentou-se às interações na escola entre estudantes quanto entre estes e professores a partir das ações adotadas por estes frente aos conflitos gerados pela prática do bullying. As entrevistas individuais com estudantes, professores, gestores, funcionários e famílias exprimiram seu imaginário sobre os conflitos agressivos que ocorrem no ambiente escolar, inclusive, o bullying. Entre as percepções obtidas, a pesquisa indica que, apesar da equipe pedagógica escolar ter objetivos comuns, ainda tem dificuldades de aquilatar ou avaliar a extensão das consequências do fenômeno bullying no espaço escolar. Tanto gestores, coordenadores e professores pareceram ter dificuldades de criar alternativas específicas para orquestrar as situações de conflitos vivenciados pelos estudantes de forma positiva. Entre as várias reflexões levantadas a partir do material, discute-se que, apesar de boas intenções e nobres objetivos dos educadores, infelizmente constata-se que o não reconhecimento do bullying na escola, em particular, pelos professores, como um problema que desconcerta e perturba o ambiente para todos os envolvidos, como um comportamento cruel ao desenvolvimento psíquico dos estudantes, aliado à transmissão tradicional de conhecimentos e à falta de espaço para que os valores humanos tornem-se centrais na personalidade para a vivência solidária e cooperativa, contribui para a incidência e o reforço do bullying na escola. O estudo aponta para a necessidade urgente da inclusão da educação para a paz e dos princípios éticos como um conteúdo a transversalizar o currículo. Estes poderão favorecer o reconhecimento, a desnaturalização, a valorização e o enfrentamento das práticas do bullying no ambiente escolar. |
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