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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,46
MB
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Título: |
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O ensino de química via internet: uma experiência com a metodologia da WebQuest |
Autor: |
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Ana Carolina Araújo da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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195 |
Resumo |
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O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento de
ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de Química. Tem como
objetivo apresentar e analisar as potencialidades de uma estratégia diferenciada
de ensino, a WebQuest, para estudantes do 3º ano do ensino médio, sobre a
temática Biocombustível. Nesta investigação verificamos qual a contribuição
dessa estratégia para o Ensino de Química, na perspectiva de uma professora e
de seus estudantes que participaram da aplicação da metodologia em sala de
aula. A atividade WebQuest Biocombustível foi aplicada e desenvolvida em uma
escola estadual do município de Várzea Grande, em Mato Grosso, utilizando o
laboratório de informática, com a participação efetiva de uma professora de
Química e de vinte e três estudantes. A pesquisa foi realizada utilizando uma
metodologia de pesquisa de cunho qualitativa, do tipo estudo de caso
participante. Os instrumentos de coletas de dados utilizados foram três
questionários, registros no caderno de campo e duas entrevistas semiestruturadas.
Na construção da atividade WebQuest, os atributos utilizados
foram: Introdução, Tarefa, Processo, Recurso e Avaliação. Na atividade WebQuest
Biocombustível elaborada, executada e avaliada foi possível observar a
necessidade de atribuir mais dois critérios Ajuda e Autores. Os resultados
evidenciam uma metodologia que engendra-se, teoricamente, no processo
educacional para auxiliar os estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem,
para que esses possam adquirir e utilizar de forma adequada as informações de
qualidade disponíveis na rede mundial de computadores, a Internet. Os
resultados da pesquisa revelaram ainda que essa metodologia pode contribuir de
forma efetiva para o Ensino de Química, uma vez que a atividade WebQuest
Biocombustível colabora, por meio da pesquisa, correlação entre teoria e a prática
de trabalhos em grupos e, sobretudo, pelo fato de estar orientada e estruturada
de uma forma que os estudantes envolvem-se no desenvolvimento de uma tarefa
de investigação, que pode propiciar a aprendizagem significativa de conceitos. |
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