Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5,46 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O ensino de química via internet: uma experiência com a metodologia da WebQuest
Autor:  
  Ana Carolina Araújo da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  195
Resumo  
  O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de Química. Tem como objetivo apresentar e analisar as potencialidades de uma estratégia diferenciada de ensino, a WebQuest, para estudantes do 3º ano do ensino médio, sobre a temática Biocombustível. Nesta investigação verificamos qual a contribuição dessa estratégia para o Ensino de Química, na perspectiva de uma professora e de seus estudantes que participaram da aplicação da metodologia em sala de aula. A atividade WebQuest Biocombustível foi aplicada e desenvolvida em uma escola estadual do município de Várzea Grande, em Mato Grosso, utilizando o laboratório de informática, com a participação efetiva de uma professora de Química e de vinte e três estudantes. A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativa, do tipo estudo de caso participante. Os instrumentos de coletas de dados utilizados foram três questionários, registros no caderno de campo e duas entrevistas semiestruturadas. Na construção da atividade WebQuest, os atributos utilizados foram: Introdução, Tarefa, Processo, Recurso e Avaliação. Na atividade WebQuest Biocombustível elaborada, executada e avaliada foi possível observar a necessidade de atribuir mais dois critérios Ajuda e Autores. Os resultados evidenciam uma metodologia que engendra-se, teoricamente, no processo educacional para auxiliar os estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem, para que esses possam adquirir e utilizar de forma adequada as informações de qualidade disponíveis na rede mundial de computadores, a Internet. Os resultados da pesquisa revelaram ainda que essa metodologia pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Química, uma vez que a atividade WebQuest Biocombustível colabora, por meio da pesquisa, correlação entre teoria e a prática de trabalhos em grupos e, sobretudo, pelo fato de estar orientada e estruturada de uma forma que os estudantes envolvem-se no desenvolvimento de uma tarefa de investigação, que pode propiciar a aprendizagem significativa de conceitos.
     
    Baixar arquivo