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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.19
MB
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Título: |
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Um estudo sobre a aquisição da ortografia nas séries iniciais |
Autor: |
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Marisa Rosa Guimarães
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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366 |
Resumo |
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Este trabalho de pesquisa descreve e analisa dados de aquisição da ortografia a partir do estudo dos textos produzidos, de forma espontânea, por seis crianças de duas escolas da cidade de Pelotas: Escola Municipal Bibiano de Almeida e Colégio Santa Margarida, respectivamente, escolas pública e particular. As produções escritas analisadas, que integram o Banco de Textos de Aquisição da Escrita (FaE-UFPeL), foram coletadas semi-longitudinalmente desde a primeira até a quarta série do ensino fundamental e somam um total de quarenta e quatro textos. Além de fazer referências às teorias da aprendizagem e da linguagem oral e escrita, o trabalho discute as categorizações para análise de erros ortográficos propostas por autores como Lemle (1982), Moojen (1985), Carraher (1986), Cagliari (1992), Morais (1995), Zorzi (1998) e Tessari (2002), a partir das quais foram propostas duas grandes categorias para análise e compreensão dos erros cometidos pelas crianças. Os resultados mostraram que a variável tipo de escola não é relevante e que as categorias propostas são suficientes para dar conta tanto dos erros que derivam das relações que estabelecem entre o conhecimento fonético-fonológico e o sistema gráfico, como daqueles relacionados à estrutura do sistema ortográfico. |
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