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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
34,16
MB
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Título: |
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Ferrovia e cidade, progresso e modernidade: a Estação Central da Estrada de Ferro de Baturité em Fortaleza– 1873-1917 |
Autor: |
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Luana Carvalho de Morais
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UECE/HISTÓRIA E CULTURAS |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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569 |
Resumo |
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre a construção do Prédio da
Estação Central e a consolidação da cidade de Fortaleza como pólo hegemônico do
comércio agroexportador; funcionando como o ponto de chegada e de partida na
distribuição e transporte de mercadorias e pessoas ligadas a esta função. Foi
definido como marco cronológico o período de 1873 a 1917; datas que marcam sua
construção; funcionamento inicial e a primeira reforma. O objetivo é evidenciar como
se deu a inserção da edificação e de sua arquitetura na cidade de Fortaleza;
compreendendo numa perspectiva histórica o simbolismo que passa a assumir nos
seus primeiros anos de funcionamento; tornando-se a materialização da idéia de
cidade; centro do comércio agroexportador na Província do Ceará. Como aporte
teórico; utilizamos os seguintes autores: Françoise Choay; Michael de Certeau e
Jacques Le Goff; tendo como enfoque os conceitos de monumento; espaço e
memória acerca da mesma. Do ponto de vista metodológico o estudo trabalha com
análise de fontes diversas; destacando-se documentos como jornais; relatórios;
textos de memorialistas; fotografias e mapas. Busca compreender as razões para a
escolha das características formais do projeto e do modo como foi construído;
analisando as fontes e dialogando com trabalhos e autores diversos. Além disso;
busca compreender as idéias que orientaram a concepção de seus espaços e usos;
a idéia de lugar praticado e planejado e a mão-de-obra dos retirantes da seca
utilizada estrategicamente na sua construção. A análise e a discussão das fontes a
partir deste enfoque sobre a Estação Central e sua relação com a cidade
evidenciaram a influência econômica da produção agrícola para exportação;
experimentada pela província na segunda metade do século XIX; e as relações de
comércio de importação e exportação na cidade; como principal motivação para a
implantação da ferrovia e construção do prédio da Estação. Verificou-se também
que a implantação da ferrovia está relacionada às atividades comerciais exercidas
na província sob influência do capital inglês e que a construção do aparato
ferroviário se deu de forma mínima nos primeiros anos de sua implantação e
somente após a encampação pelo Estado é que foram ocorrer as mais significativas
transformações. Observa-se nos discursos da época; sejam os oficiais; de jornais ou
dos cronistas; uma inclinação para a demonstração de uma atmosfera de progresso
e civilidade que a implantação da ferrovia impõe à capital da Província; justificando;
portanto os esforços para a construção de uma edificação com características
monumentais; seguindo o padrão das construções em estilo neoclássico. |
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