|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
670,82
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O psicodrama: uma estratégia contra o racismo |
Autor: |
|
Yandra de Oliveira Firmo
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
493 |
Resumo |
|
Esta pesquisa propõe articulações entre educação; valores sociais e identidade coletiva. Compõe este estudo uma turma de quinta série do Ensino Fundamental; da Rede Estadual de Ensino do município de Cuiabá - MT. Nesta investigação foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação; a partir da improvisação; quando os alunos não têm um roteiro pré-concebido; mas sim o criam; quando se estabelece um tema a ser dramatizado; relacionado ao cotidiano concernente às queixas de discriminação ou preconceito de raça e cor. Buscando a interface entre dramatização; educação e preconceito racial; a pesquisa intenta contribuir para um estudo que traga ações pedagógicas e um desdobramento na prática da luta contra o preconceito racial. Nesse sentido; são utilizadas Técnicas Psicodramáticas Pedagógicas criadas por Jacob Levi Moreno e; a partir de sua leitura e interpretação; torná-las instrumentos contra o racismo e suas consequências. Com este estudo foi possível compreender que a dramatização possibilita aos alunos vivenciarem seus dramas e; por meio dessa vivência; reelaborarrem criativamente soluções contra o preconceito racial e a encontrar novos caminhos para a interrelação e ressignificação de suas histórias. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|