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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
618,68
KB
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Título: |
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O Proeja na visão dos professores da educação profissional do centro federal de educação tecnológica de Mato Grosso / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - CEFET-MT/IFM |
Autor: |
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Rita Francisca Gomes Bezerra Casseb
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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267 |
Resumo |
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Estudo desenvolvido no Mestrado do PPGE/UFMT, no lócus do CEFET-MT/IFMT, com o objetivo de analisar o PROEJA sob a visão dos professores da Educação Profissional. A escolha investigativa desta pesquisa se justifica pela escassa informação existente e, por ser, o PROEJA, um Programa de recente aplicação. Tomou-se como questão central de pesquisa: o que os professores sabem e pensam do e sobre o Programa. Utilizando-se da pesquisa qualitativa foi aplicado um questionário, dividido em quatro partes, sendo que as duas primeiras serviram para caracterização e escolha dos três sujeitos, as duas últimas partes para as narrativas escritas e, posteriormente, fez-se a coleta das narrativas orais. Os sujeitos escolhidos foram os professores do semestre letivo de 2007/2, da disciplina principal dos cursos de Edificações, Eletrotécnica e Refrigeração e Ar Condicionado do PROEJA do CEFET-MT/IFMT, Os fundamentos teórico-metodológicos que permitiram a interlocução com os dados tiveram como referências, autores como SCHÖN (1992), GARCIA (1992, 1999), NÓVOA (1991), TARDIF (2002), TARDIF & LESSARD (1999) e FREIRE (1997), ANDRÉ (2000) e OLIVEIRA (2000) e outros. As análises revelaram que o Programa PROEJA executado no CEFET/IFMT necessita buscar uma metodologia específica para ministrar aulas e avaliar os alunos do PROEJA, devendo-se fazer uma reflexão de como se deve ensinar um adulto e, também, (re)avaliar e/ou talvez, (re)fazer o Projeto Pedagógico, com a participação coletiva dos envolvidos/interessados: alunos, professores e gestores e, também, a comunidade empresarial. |
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