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Título:  
  O Proeja na visão dos professores da educação profissional do centro federal de educação tecnológica de Mato Grosso / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - CEFET-MT/IFM
Autor:  
  Rita Francisca Gomes Bezerra Casseb   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  816
Resumo  
  Estudo desenvolvido no Mestrado do PPGE/UFMT, no lócus do CEFET-MT/IFMT, com o objetivo de analisar o PROEJA sob a visão dos professores da Educação Profissional. A escolha investigativa desta pesquisa se justifica pela escassa informação existente e, por ser, o PROEJA, um Programa de recente aplicação. Tomou-se como questão central de pesquisa: o que os professores sabem e pensam do e sobre o Programa. Utilizando-se da pesquisa qualitativa foi aplicado um questionário, dividido em quatro partes, sendo que as duas primeiras serviram para caracterização e escolha dos três sujeitos, as duas últimas partes para as narrativas escritas e, posteriormente, fez-se a coleta das narrativas orais. Os sujeitos escolhidos foram os professores do semestre letivo de 2007/2, da disciplina principal dos cursos de Edificações, Eletrotécnica e Refrigeração e Ar Condicionado do PROEJA do CEFET-MT/IFMT, Os fundamentos teórico-metodológicos que permitiram a interlocução com os dados tiveram como referências, autores como SCHÖN (1992), GARCIA (1992, 1999), NÓVOA (1991), TARDIF (2002), TARDIF & LESSARD (1999) e FREIRE (1997), ANDRÉ (2000) e OLIVEIRA (2000) e outros. As análises revelaram que o Programa PROEJA executado no CEFET/IFMT necessita buscar uma metodologia específica para ministrar aulas e avaliar os alunos do PROEJA, devendo-se fazer uma reflexão de como se deve ensinar um adulto e, também, (re)avaliar e/ou talvez, (re)fazer o Projeto Pedagógico, com a participação coletiva dos envolvidos/interessados: alunos, professores e gestores e, também, a comunidade empresarial.
     
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