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Título:  
  AQUI O MEU BOI VAI URRAR! Uma leitura espacial do bumba-meu-boi na cidade de São Luís (MA)
Autor:  
  Daniel Cunha de Carvalho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFF/GEOGRAFIA
Área Conhecimento  
  GEOGRAFIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  450
Resumo  
  O bumba-meu-boi se constitui como a maior festa da cultura popular da cidade de São Luís e do Estado do Maranhão. É uma manifestação cultural construída e organizada por sujeitos sociais subalternos oriundos da periferia urbana e/ou da zona rural da cidade datada pelo menos desde o século XIX segundo registros em fontes escritas. No século XIX até os anos 1950 o bumba-meu-boi sofreu um grande processo de repressão perpetrado pela elite local que proibia a presença destas manifestações na zona urbana da cidade. Já na década de 1960 aos dias atuais há uma aceitação e interferência maior da elite dirigente ludovicense no bumba que passa a frequentar constantemente a zona urbana de São Luís. A presente pesquisa tem como objetivo geral explicar como os sujeitos celebrantes do bumba-meu-boi “se viram” para manter e prolongar a vida do novilho, a sua trajetória existencial, de modo a percorrer e a marcar os espaços da cidade de São Luís, tornando-se como um importante agente para a vitalidade do urrar do boi na cidade, indo para além (não descartando mais complementando) do papel da mercantilização cultural e do Poder Público dando visibilidade ao bumba. O que construímos na nossa análise foi enfatizar as “redes de sociabilidade” e o “compromisso do boiero” reforçando ainda mais o entendimento do processo de espacialização do urrar do bumba colocado na obra de Carvalho, M. (1995) como movimento cultural que aciona a identidade de celebração e espetacularização. A nossa contribuição foi identificar que a vitalidade e a existência do bumba se dão também pela trajetória de lutas, astúcias e negociações dos sujeitos celebrantes, tanto a nível interno junto a outros boieros, como a nível externo junto a classe dirigente e dominante. De um modo geral, na presente pesquisa traçamos os caminhos e as perspectivas necessários para estabelecer um entendimento do urrar do boi do Maranhão por meio da posição e da sua trajetória no espaço urbano, seguindo os caminhos trilhados pelas pessoas comuns que fazem o bumba.
     
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